• Carregando...
Empresário, Ademar Pereira quer ser prefeito de Curitiba. | Antonio More/Gazeta do Povo
Empresário, Ademar Pereira quer ser prefeito de Curitiba.| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Com um discurso voltado à melhoria da gestão para “fazer a cidade funcionar”, o empresário Ademar Pereira foi oficializado neste sábado (22) como candidato à prefeito de Curitiba pelo Pros, em convenção partidária. Aos 55 anos, Pereira concorre pela primeira vez à prefeitura. Sócio da Escola Atuação e do Espaço Torres (voltado para eventos), ele pretende levar a experiência do setor privado para o poder público . “Há muita ineficiência na administração municipal”, diz.

O candidato também pretende enfatizar durante a campanha eleitoral que é uma alternativa diferente dos políticos profissionais. “Os principais candidatos são as mesmas pessoas de sempre; ex-prefeitos e filhos de ex-prefeitos”, afirma Pereira. “Se a sociedade votar nas mesmas pessoas de sempre, terá as mesmas soluções de sempre. Minha proposta é ser uma luz no fim do túnel.”

Bilhete único do ônibus

Dentre as principais propostas do candidato está, por exemplo, a adoção de um bilhete único mensal no transporte coletivo. O passageiro pagaria uma tarifa por mês e poderia usar quantas vezes quisesse os ônibus. Ele diz que isso estimularia o uso do sistema e iria conter a perda de passageiros.

Pereira ainda vai se comprometer a zerar a fila por vagas na educação infantil em Curitiba por meio da adoção de um vale-creche – por meio do qual ampliaria a rede de instituições particulares e comunitárias que prestam o serviço para a prefeitura.

PSol oficializa militante feminista como candidata à prefeitura de Curitiba

Leia a matéria completa

Na área da saúde, a aposta para melhorar a gestão é ampliar a informatização e a integração dos serviços.

O candidato também quer dar autonomia financeira para as dez administrações regionais de Curitiba. Desse modo, Pereira pretende tornar mais ágil a solução dos problemas dos bairros, ao aproximar a administração pública dos cidadãos e dando poder de decisão aos administradores das regionais.

A melhoria do ambiente de negócios em Curitiba é outra proposta de Pereira, facilitando a emissão de alvarás e a emissão de documentos necessários para que uma empresa comece e funcionar. “A aprovação do projeto de uma loja na cidade demora um ano por causa da burocracia. Isso tem de mudar.”

A gestão do lixo é outra preocupação do candidato, que propõe a instalação de cinco usinas na cidade para processar os resíduos e extrair dele energia e adubo.

Perfil

Pereira é formado em Matemática. Além de empresário, é vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e por quatro anos (2009-2012) foi presidente do sindicato das escolas particulares do Paraná (Sinepe).

Chapa pura e vereadores

O Pros vai concorrer à prefeitura de Curitiba com chapa pura. O candidato a vice será Porfirio Vengue, assessor parlamentar da Câmara Municipal há mais de dez anos. Ele foi o responsável por trazer o Pros a Curitiba.

Também sem coligação, o partido irá lançar 57 candidatos (dos quais 18 mulheres) a uma vaga na Câmara de Curitiba. Desses, 52 nunca concorreram a algum cargo eletivo. A expectativa da sigla é eleger dois ou três vereadores. Hoje o Pros tem apenas um: Tico Kusma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]