• Carregando...
 | Gazeta do Povo/
| Foto: Gazeta do Povo/

A partir deste sábado (15) os candidatos à Prefeitura de Curitiba voltam a exibir os programas no horário eleitoral gratuito em rádio e televisão, até o dia 28 de outubro.

Desta vez, cada candidato terá direito a dez minutos, fora as inserções na programação. O tempo maior vai servir para a comparação entre as propostas e as biografias dos dois concorrentes, segundo os coordenadores da campanha.

“Nós trabalhamos em uma campanha 100% propositiva e apesar dos ataques que vimos sofrendo desde o fim do primeiro turno a gente não vai entrar nessa confusão”, garante Paulo Garmater, coordenador da campanha de Ney Leprevost (PSD).

Greca e Ney “empatam” apoios no segundo turno à prefeitura de Curitiba

Leia a matéria completa

“Para esse ano, onde a gente encontra uma grande intolerância do eleitor, nós optamos por buscar profissionais que nunca tinham feito campanhas políticas. Isso criou uma linha ousada e moderna que chamou a atenção no primeiro turno”, avalia Marcelo Cattani, coordenador da campanha de Rafael Greca (PMN). “Vamos repetir essa ousadia e modernidade agregando os valores que só o Rafael Greca pode ter, por sua experiência e protagonismo”, diz.

A campanha de Leprevost garante que vai apostar na apresentação do candidato e de suas propostas. “Nós que tínhamos o menor tempo em TV no primeiro turno, agora teremos condições de discutir as propostas do Ney, de apresentar melhor ele”, diz Garmater.

A campanha de Greca vai aproveitar os dez minutos para a comparação das biografias, experiências e propostas dos candidatos. “São muitos personagens curitibanos que têm um relacionamento afetivo com o Greca”, diz Cattani, que afirma que a campanha vai apostar nessa identificação.

Apoios

Os dois coordenadores de campanha desconversaram sobre trazer ou não apoiadores da campanha para o horário eleitoral.

“Se for necessário sim, há uma certa ansiedade por parte dos opositores querendo saber do governador. A cidade sabe que o Rafael tem o apoio do PSDB”, diz Cattani. Greca é apoiado pelo governador Beto Richa (PSDB), mas tem evitado mencionar o governador em sua campanha.

“Quem vai ser eleito é o prefeito, o discurso político deve ser distanciado do discurso eleitoral. As pessoas querem ouvir as propostas do prefeito”, completa Cattani.

“O que interessa não é o apoio, é o interesse em prol da cidade”, diz Garmater. “Os apoios que a gente tem recebido obrigatoriamente passam por uma única exigência: tem que concordar com o projeto de governo do Ney”, completa.

Legislação

O dia 15 de outubro é a data limite para o início do horário eleitoral gratuito, de acordo com a legislação. Os candidatos tinham direito a exibição a partir de 48 horas depois do resultado do primeiro turno, mas por uma questão de economia, acordaram já antes do início da campanha que em Curitiba a exibição começaria apenas nesse sábado.

De acordo com a legislação eleitoral, haverá dois blocos de 20 minutos para exibição dos programas eleitorais em televisão. O primeiro bloco será a partir das 13 horas e o segundo às 20h30. No rádio, os programas terão o mesmo tempo e a exibição será às 7 horas e às 12 horas. Os programas serão exibidos de segunda a sábado. Além disso, os candidatos terão direito a 70 minutos diários em inserções espalhadas ao longo da programação - 35 minutos para cada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]