• Carregando...
Foto dos candidatos  trocando um aperto de mão foi divulgada no Facebook de Greca | Reprodução/Facebook
Foto dos candidatos trocando um aperto de mão foi divulgada no Facebook de Greca| Foto: Reprodução/Facebook

O ex-prefeito de Curitiba e deputado federal Luciano Ducci (PSB) não é mais pré-candidato à prefeitura da capital. Ele anunciou, por meio da assessoria de imprensa, o apoio ao pré-candidato Rafael Greca (PMN), também ex-prefeito da cidade. Ainda de acordo com a assessoria do deputado, Ducci definiu sua retirada do pleito após conversar com seu grupo político. A decisão foi acertada na semana passada entres os dois ex-prefeitos e formalizada nesta segunda-feira (13).

Ducci foi diretor e superintendente na Secretaria Municipal de Saúde quando Greca foi prefeito, entre 1993 e 1996. “A gente buscou dentro destas discussões (com aliados políticos e partido) montar essa aliança com objetivo de disputar bem as eleições e dar condições de disputa para que a cidade possa respirar novamente, sendo referência em gestão urbana”, afirmou o desistente, em entrevista por telefone.

O deputado afirmou também que conversou com o governador Beto Richa (PSDB) a respeito, seu aliado histórico na cidade. “Eu levei ao governador a posição do PSB em apoiar o candidato Rafael Greca e ele não colocou nenhuma objeção”, disse.

Sobre as diferenças políticas, Ducci ressaltou que tudo foi superado em nome da aliança. O deputado explicou que ele e Greca estavam afastados desde que o pré-candidato se aligou ao senador Roberto Requião (PMDB), há alguns anos.

“Houve afastamento período que ele se aliou ao Requião. Fomos adversários na última eleição para prefeito. Conseguimos superar bem essa questão porque fomos simplesmente adversários. Isso é normal em política. Avaliar o cenário e ver a melhor a opção para Curitiba para poder fazer uma aliança positiva para nossa cidade”, comentou.

Anúncio também foi feito via Facebook

O que diz Greca

Também por telefone, o pré-candidato Greca afirmou que recebeu bem o apoio de Ducci. Segundo ele, sua candidatura ganha musculatura com a chegada do ex-prefeito. “Iniciamos uma conversa pelo bem de Curitiba há uma semana e ela foi profícua. O deputado considerou a possibilidade de ser um defensor de Curitiba no plano federal. Recebi a oferta de apoio com muita satisfação porque dá musculatura para minha candidatura. Somos já três partidos. PMN, PTN, PSB”, afirmou. Segundo Greca, o PTC também manifestou interesse em apoiá-lo.

Sobre a aliança histórica de Ducci e Richa, Greca afirmou que o debate da eleição deve ser em torno da gestão municipal e não estadual. “A discussão não é o governo do estado. É a cidade de Curitiba. O nosso partido é Curitiba. Eu ouvi dizer que o governador está sendo sondado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) para apoiá-lo. Os apoios a gente não recusa”, rebateu.

Crítica

O senador Requião e seu filho, deputado estadual Maurício Requião Filho, ambos do PMDB, fizeram críticas à mudança de rumo da candidatura de Ducci. O deputado também está cotado para ser candidato a prefeito de Curitiba. O senador disse, pelo Twitter, que “Cientistas políticos classificaram a aliança do grupo de Richa com Greca, através de Ducci, como um conúbio politico a margem da moralidade”. No Twitter, Requião Filho escreveu: “Após desistência de um pré cand de CTBA fica claro hoje a formação de um bloco pró empresário do transp público contra o povo #paraquetafeio”.

Greca rebateu as críticas. Segundo ele, o senador tem o direito de exercer seu direito de pai preocupado com a candidatura do filho. “Se fosse o filho dele com o Ducci, seria bom. Conhecemos bem isso”, disse.

Confira as críticas de Requião e Requião Filho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]