• Carregando...
 | YASUYOSHI CHIBA/AFP
| Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP

Nenhum partido político poderá lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador em todas as cidades do Paraná. A explicação não passa pela ‘falta de vontade’ em marcar presença em todos os municípios, mas a um critério técnico: o Paraná apresentava 1.051 diretórios municipais ou comissões provisórias impedidas de realizar convenção partidária, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes ao dia 20 de julho, quando o calendário eleitoral liberou a realização das primeiras convenções.

O PT, maior partido entre os que têm problemas em diversos municípios, estava com situação irregular em 88 cidades, como Cafezal do Sul, Bom Sucesso, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Marilena, Piên, Quatro Barras e Ventania. O PMDB, partido do presidente em exercício Michel Temer, estava com diretório irregular em Abatiá e Ivaiporã. Já o PSDB, do governador Beto Richa, apresentava problemas em Barra do Jacaré, Guapirama, Itaguajé, Marumbi, Mirador, Quinta do Sol e Santa Lúcia.

De acordo com as novas normas do TSE, as convenções só serão permitidas onde houver diretório ou comissão em situações vigentes perante o órgão, que é o responsável por esse controle junto aos municípios. A realização de comissões nesses lugares pode ensejar um pedido de impugnação de candidatura. As convenções podem ser feitas até o começo de agosto.

Infográfico: Confira a situação dos partidos por município no Paraná

Os partidos com mais problemas nos municípios paranaenses, segundo os dados do dia 20, eram o Partido Republicano Brasileiro (PRB), com 89 diretórios/comissões não vigentes; Partido Republicano Progressista (PRP), 61; Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), 94; Partido dos Trabalhadores (PT), 88; Partido Trabalhista Cristão (PTC), 77; e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 65. Juntos, eles respondem por 474 diretórios, quase 50% do total de 35 partidos.

Editorial: Eleitores indiferentes

É preocupante o desinteresse pela próxima eleição municipal, pois o poder local é aquele que está mais próximo das pessoas

Leia a matéria completa

Em seguida, apareciam as siglas com irregularidades que variam entre 54 e 20 diretórios ou comissões: Democratas (DEM), 20; Partido Comunista Brasileiro (PCB), 23; Partido da Mobilização Nacional (PMN), 28; Partido Progressista (PP), 20; Partido Pátria Livre (PPL), 36; Partido Popular Socialista (PPS), 42; Partido Socialista Brasileiro (PSB), 32; Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), 20; Partido Trabalhista Nacional (PTN), 36; Solidariedade (SD), 41; e Partido Verde (PV), 54.

Por fim, as legendas que alcançavam até 20 irregularidades: Partido Democrático Trabalhista (PDT), 11; Partido Ecológico Nacional (PEN), 13; Partido Humanista da Solidariedade (PHS), 14; Partido da Mulher Brasileira (PMB), um; Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), 2; Partido da República (PR), 7; Partido Republicano da Ordem Social (PROS), 4; Partido Social Cristão (PSC), 3; Partido Social Democrático (PSD), 2; e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 7 situações irregulares.

Apenas o Partido Novo, com um diretório em Curitiba, e a Rede Sustentabilidade, com 50 diretórios ou comissões espalhados pelo estado, estão totalmente regularizados perante o TSE e podem indicar representantes em qualquer uma das cidades em que mantêm diretórios. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) tem situação curiosa: dos oito diretórios ou comissões, cinco estão em situação faltosa e apenas três estão regularizados, em Curitiba, Maringá e Paranavaí. O Partido da Causa Operária, listado no TSE, não tem diretório no Paraná.

Cidades

Todas as principais cidades do Paraná podem receber candidatos de todos os partidos, segundo o TSE. Curitiba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Colombo, Fazenda do Rio Grande, Guarapuava, Paranaguá, São Jose dos Pinhais, Pinhais e Umuarama estão nessa categoria.

Outro lado

Confira na íntegra a nota enviada pelo Diretório estadual do PT:

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná (PT-PR) tem feito um intenso trabalho de reorganização e de reestruturação partidária nos últimos meses, inclusive por meio da realização de encontros de formação e oficinas preparatórias em seis grandes regiões do estado. É muito comum, às vésperas de um processo eleitoral, que haja mudanças nas direções locais e isso interfere diretamente na organização de base.

Com relação aos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados hoje na Gazeta do Povo, cabe uma atualização: nos últimos dias, mais de 20 representações municipais do Partido já regularizaram sua situação e as demais estão providenciando para, dentro do prazo legal, também normalizarem essa condição.

O PT possui cerca de 80 mil filiados em todo o Paraná e encontra-se organizado em 322 dos 399 municípios do estado, seja por meio de diretórios municipais ou comissões provisórias.

*As informações do infográfico serão atualizadas automaticamente, conforme julgamentos do TSE. Por isso, pode haver divergência com os dados informados na matéria, que refletem a situação do dia 20 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]