• Carregando...
 | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

As campanhas do atual prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Fruet (PDT), e do candidato à prefeitura Ney Leprevost (PSD) protocolaram na tarde deste sábado (17) pedidos para impugnar a próxima pesquisa Ibope/RPC (registro PR-01610/2016) sobre as intenções de voto na disputa pela prefeitura de Curitiba. O juiz João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, da 1.ª zona eleitoral, irá decidir de suspende liminarmente a divulgação da pesquisa, prevista para acontecer na segunda-feira (19).

O motivo alegado pela coligação do atual prefeito para pedir a impugnação são dois pagamentos que somam R$ 189 mil feitos pela campanha de seu adversário direto, o candidato Rafael Greca (PMN), ao instituto de pesquisas. Segundo o advogado da campanha de Fruet, Paulo Valério, apesar de não ser ilegal, o fato “gera estranheza”.

O mesma alegação é usada pelo campanha de Ney Leprevost (PSD), que afirma também haver algumas irregularidades formais na pesquisa do Ibope. Eles questionam , ainda, a decisão do instituto de pesquisas de não incluir o candidato na simulação de votos no segundo turno.

A campanha de Greca afirmou que o Ibope foi contratado para realizar serviço de análise e monitoramento. Além disso, mencionou ainda que todas as campanhas podem contratar serviços similares de qualquer instituto de pesquisa para acompanhar internamente o comportamento dos eleitores

O pedido de impugnação protocolado pela campanha de Fruet questiona, também, o método de estratificação social utilizado pelo Ibope e relembra o histórico das eleições de 2010 e 2012, quando, respectivamente, Gustavo Fruet concorria ao Senado Federal e à prefeitura e foi colocado atrás dos seus principais concorrentes.

Com os pedidos protocolados, o juiz da 1.ª zona eleitoral de Curitiba decidirá se suspende liminarmente a divulgação da pesquisa do Ibope e intimará o instituto de pesquisas a prestar esclarecimentos. Como a Justiça Eleitoral trabalha nos fins de semana, a decisão liminar pode sair até este domingo. Já a decisão definitiva deve acontecer durante a próxima semana.

As partes podem ainda recorrer da decisão da Justiça Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Se houver recurso, o TRE-PR vai decidir se acata ou se revisa a decisão do juiz.

Procurado na sexta-feira (16), o Ibope preferiu não se manifestar, já que não havia sido notificado da tentativa de impugnação.

Evento Arquidiocese

Em um evento no Cenáculo da Arquidiocese de Curitiba, na noite de sexta-feira (16), o candidato à reeleição para prefeito da capital Gustavo Fruet (PDT) afirmou que não tem elementos para apontar má-fé na pesquisa, mas que a metodologia precisa ser questionada.

“Primeiro que ninguém está acima da lei e a verdade tem que ser buscada. Não é de hoje que há um questionamento sobre a metodologia. Eu não tenho elementos para afirmar que haja má-fé. Mas eu lembrei da eleição de 2010 e dos erros da eleição de 2012”, afirmou. O candidato também afirmou que a primeira pesquisa Ibope, que o apontou com quase dez pontos atrás de Rafael Greca, divulgada no mês passado, possuía “inconsistências”.

Durante o evento, Fruet e os demais candidatos responderam questões levadas pelo arcebispo de Curitiba, dom José Peruzzo, todas encaminhadas pela comunidade católica da capital. Greca, que chegou atrasado na Arquidiocese, esquentou a polêmica, ao responder sobre a tentativa de seu oponente de impugnar a próxima pesquisa. “Eu não estou informado, mas acho que com pesquisa ou sem pesquisa ele não vai se sair bem”, comentou.

Ficha Técnica da primeira pesquisa Ibope

A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com 602 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-04300/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]