• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O candidato à reeleição para prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), afirmou na noite desta quarta-feira (24) que comentar o resultado da primeira pesquisa Ibope – onde aparece em segundo lugar, quase 10 pontos atrás de Rafael Greca (PMN) - é como falar sobre o Campeonato Brasileiro de futebol sem os clubes terem disputado todas as partidas.

“É imaginar que o Campeonato Brasileiro terminou hoje em função da tabela atual [com o torneio ainda em disputa]. É um processo que começou”, disse durante um evento no Clube Morgenau, no bairro Cristo Rei, onde conversou com professores e outros profissionais da rede municipal de educação. Fruet, desde a campanha eleitoral de 2010, tem como política não comentar pesquisas de intenção de voto.

Gestão de Fruet cumpre 47% das promessas feitas na campanha

Leia a matéria completa

A pesquisa, divulgada e encomendada pela RPCTV, mostrou que o ex-prefeito Rafael Greca lidera a disputa, com 28% das intenções de voto. Fruet aparece em segundo lugar, com 19%, tecnicamente empatado com o deputado estadual Requião Filho (PMDB), que tem 16% das intenções de voto (a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais, para mais ou para menos).

Na avaliação do candidato, a campanha será sua principal oportunidade para se comunicar com o eleitor, já que, como gestor municipal, não teria usado da máquina para fazer propaganda durante os últimos anos.

A mesma pesquisa mostrou que 37% das pessoas ouvidas pelo Ibope avaliaram a gestão do prefeito como péssima ou ruim. Fruet se defendeu e lembrou da crise econômica do país e o pacote de medidas de ajuste fiscal enviado pelo governo estadual para Assembleia Legislativa nesta semana.

“Olhem a crise que aconteceu no governo do estado, agora com um novo ‘pacotaço’. Olhem a crise que aconteceu no governo federal. De alguma maneira há uma diferença entre a expectativa com o que foi realizado. Agora na campanha vou ter uma oportunidade que não tive em três anos e meio”, disse.

O novo pacote de medidas do governo estadual enviou nesta semana propõe taxas para empresas, isenta dívidas de IPVA e libera a venda de ações da Sanepar e da Copel .

De acordo com Fruet, sua gestão na capital foi a que menos gastou em propaganda. “Nós não patrocinamos blogs, que era uma prática da prefeitura de Curitiba, mantida pelo governo do estado. Mas intensificamos o diálogo com a população. Felizmente estamos discutindo gestão, o que deve e o que poderia ser feito. Não estamos discutindo desvios e muito menos desvios de conduta”, ressaltou.

Ficha Técnica

A pesquisa eleitoral divulgada na terça-feira (23) foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com 602 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-04300/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]