• Carregando...
Universalização do saneamento básico na capital era uma das promessas de Fruet na campanha de 2012. E uma que não foi cumprida | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
Universalização do saneamento básico na capital era uma das promessas de Fruet na campanha de 2012. E uma que não foi cumprida| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Passados cerca de 42 dos 48 meses para os quais Gustavo Fruet (PDT) foi eleito em 2012, ele conseguiu cumprir integralmente 47% de suas promessas de campanha. Outros 26% dos itens estão em andamento e 13% foram cumpridos parcialmente. De 125 compromissos assumidos e avaliados pela equipe da Gazeta do Povo, 14% não serão cumpridos no mandato de quatro anos.

Confira o balanço completo das promessas do prefeito

O desempenho do prefeito de Curitiba se deve principalmente à realização de ações que não exigiram grande investimento em infraestrutura. As áreas em que ele teve melhor desempenho foram as de saúde e bem-estar, cumprindo 63% delas. Por outro lado, ele não tem como cumprir um terço das promessas feitas na área de mobilidade.

Ibope: 37% dos curitibanos consideram péssima a gestão Gustavo Fruet

Leia a matéria completa

Das promessas cumpridas que demandaram mais recursos da administração municipal estão a revisão de planos de cargos e salários de algumas categorias, como de educadores e da saúde. No geral, a gestão de Fruet focou em ações administrativas, como programas de combate à corrupção, auditorias de programas, campanhas educativas, atualização e ativação de conselhos (ou comitês) consultivos e deliberativos, dentre outros.

A maior parte das promessas descumpridas exigiam grandes investimentos: construção de ginásio paraesportivo; abertura de três novos terminais de ônibus; requalificação do Terminal Guadalupe; construção de hospital na região norte da cidade; universalização do saneamento básico, por exemplo.

A reportagem avaliou o cumprimento das promessas seguindo metodologia semelhante à aplicada na metade do mandato de Fruet. Foram selecionadas 125 dentre todas as promessas, e consideradas cumpridas as ações realizadas até meados de agosto. Os projetos em que foram constatados avanços e indicação de que a meta tende a ser cumprida nos próximos meses foram classificados como “em andamento”. As ações que tiveram algum avanço, mas não o suficiente para atingir a meta até o fim do mandato, foram classificadas como cumpridas “parcialmente”. Os projetos que foram deixados de lado pela administração, ou cujas realizações até agora estão muito aquém do prometido, foram classificados como “não cumpridos”.

Outro lado

Questionado sobre as promessas realizadas, Fruet citou números mais favoráveis, referentes à avaliação interna feita pela prefeitura. “Administramos a cidade no momento de maior crise econômica e política que o país já enfrentou. Mesmo assim, conseguimos ampliar a oferta de serviços públicos. Já cumprimos 78% dos compromissos assumidos em 2012 e, até o final do ano, passaremos de 86%”, afirmou, via assessoria de imprensa. Segundo ele, “nenhuma outra gestão chegou perto desses números”. O prefeito disse que não foi possível ir além pelo cenário nacional. “Só não avançamos mais, por conta do contingenciamento de recursos do governo federal e da falta de apoio do governo estadual”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]