• Carregando...
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais | Felipe Rosa / Agência de Notícia
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais| Foto: Felipe Rosa / Agência de Notícia

A reestruturação da Guarda Municipal, construção e ampliação de unidades de saúde, criação de vagas em escolas municipais e creches. São essas as prioridades dos candidatos à prefeitura nas principais cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os planos de governo dos 26 candidatos que concorrem ao pleito também abrangem a revitalização de ruas, melhoria da iluminação pública, criação de ciclovias e ações no meio ambiente, como despoluição de rios e criação de bosques, parques e praças nos municípios.

A integração do transporte coletivo com a capital não aparece como prioridade dos candidatos, apesar de muitos apresentarem sugestões para melhoria do sistema em sua cidade. Em Colombo, apenas dois candidatos prometeram brigar para a reintegração: Helder Lazarotto (PR) e Elton Lucas Dognini (PSol). Em Araucária, somente o candidato Rivadal do PT (PT) mencionou uma tentativa de reintegração. Nas cidades de Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Piraquara e Pinhais, nenhum candidato tocou no assunto no plano de governo.

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os candidatos a cargos eletivos precisam protocolar o plano de governo no momento do registro da candidatura. Os documentos estão disponíveis no portal DivulgaCand, da Justiça Eleitoral. Nas cidades analisadas, apenas um candidato não protocolou nenhum documento, em São José dos Pinhais. O plano do candidato Mauro Knorst (Rede) não está disponível para download.

Piraquara é a cidade da RMC com os planos de governo mais completos. A maioria deles fala em diminuir o número de cargos comissionados na prefeitura, construção de novas escolas, aumento no número de vagas na educação municipal, melhoria e criação de atividades no contra turno escolar e melhoria da merenda escolar. Na área da saúde, os candidatos propõem a criação e reativação de unidades de saúde no município e melhor distribuição de medicamentos. Na segurança, as prioridades são fortalecimento da Guarda Municipal, implantação de novas delegacias e parcerias com a Polícia Militar (PM). Ações como revitalizações de ruas, construção de novas academias ao ar livre, melhora da iluminação pública também são recorrentes em quase todos os planos de governo para a cidade. Na área de mobilidade urbana, os candidatos propõem redução da tarifa do transporte coletivo, novos terminais e tarifa zero entre bairros e o centro da cidade. O meio ambiente também é uma preocupação recorrente dos candidatos de Piraquara. A maioria deles propõe a recuperação e preservação dos rios que cortam a cidade, criação de bosques, praças e parques e planos de drenagem e contenção de enchentes. Além disso, os candidatos falam em criação de novos centros esportivos no município.

Cidade com maior número de candidatos, Araucária tem como prioridade nos planos de governo apresentados o aumento no número de vagas em creches, revitalização de ruas e reestruturação da Guarda Municipal. Além disso, os candidatos prometem uma redução nos cargos em comissão da prefeitura, atração de empresas através de incentivos, implantação do ensino integral nas escolas e readequação de unidades de saúde. Os candidatos também prometem o aumento da iluminação pública, a instalação de ciclovias, ações de reciclagem do lixo, recuperação de rios e nascentes, e a criação e preservação de bosques, parques e praças.

Já em São José dos Pinhais, os planos de governo dos candidatos têm em comum a atração de novas empresas para o município, através de programas de incentivo, criação de novos hospitais, aumento do efetivo da Guarda Municipal e parcerias com a Polícia Militar (PM) no município. Além disso, as propostas abrangem a criação e reestruturação de parques, bosques e praças da cidade.

Planos de governo de candidatos em Curitiba vão de uma a 35 páginas; leia o resumo

Leia a matéria completa

Os candidatos em Pinhais têm em comum nos planos de governo políticas para atração de novas empresas para o município. Também aparecem em quase todos os planos a construção de novas escolas, ampliação da oferta de vagas e oferta de vagas de ensino integral. Os candidatos também prometem a construção de novas unidades de saúde e o fornecimento de mais medicamentos à população. Políticas para mulheres, dependentes químicos e moradores de rua também são encontradas em todos os planos de governo disponíveis no TSE. A criação de centros esportivos na cidade também é uma medida defendida por todos os candidatos.

Em Colombo, os candidatos prometem melhorias na área da saúde, com a implantação de um novo hospital no município, com parcerias entre os governos estadual e federal. O aumento do efetivo e reestruturação da Guarda Municipal da cidade também é um tema recorrente entre todos os candidatos à Prefeitura, assim como parcerias com as polícias Civil e Militar. A revitalização de ruas e implantação de ciclovias também apareceu em mais de um plano de governo na cidade, assim como a criação de uma Delegacia da Mulher em Colombo. Outro ponto recorrente é a integração do transporte coletivo com o sistema de Curitiba. A descentralização dos serviços públicos, preservação de rios e incentivos fiscais para empresas também parecem ser um dos pontos de convergência entre os planos de governo.

Em Almirante Tamandaré, a prioridade da maioria dos candidatos gira em torno de saúde e educação. Ações como disponibilização de novas vagas na rede municipal de ensino e reforma das bibliotecas municipais estão em quase todos os planos de governo. Os candidatos também propõem ações para tratamento de dependentes químicos, apoio a iniciativas populares de segurança e parcerias com o Governo do Estado na área de segurança pública. A iluminação pública também é uma preocupação dos candidatos da cidade, assim como a coleta seletiva e a recuperação de rios e nascentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]