• Carregando...
O deputado federal Marcelo Belinati (PP) | Gilberto Abelha/
Jornal de Londrina/Arquivo
O deputado federal Marcelo Belinati (PP)| Foto: Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina/Arquivo

O deputado federal Marcelo Belinati (PP) lidera de forma isolada a disputa pela prefeitura de Londrina, no Norte do Paraná, com 55% das intenções de voto na estimulada (quando os candidatos são apresentados ao entrevistado) e pode ganhar a eleição ainda no primeiro turno. É o que aponta a primeira pesquisa Ibope, contratada pela RPC e divulgada na noite desta terça-feira (23), pelo Paraná TV 2ª Edição.

Ibope mostra Rafael Greca em primeiro na disputa pela prefeitura de Curitiba

Leia a matéria completa

A vereadora Sandra Graça (PRB) aparece em segundo lugar, com 8% das intenções de voto e o empresário Valter Orsi (PSDB), que é apoiado pelo atual prefeito Alexandre Kireeff (PSD), está em terceiro, com 5% das intenções de voto. Mais atrás, aparecem Luciano Odebrechet (PMN), Odarlone Orente (PT) e Paulo Silva (PSol) com 2% das intenções de voto cada um, e André Trindade (PPS) e Flávia Romagnoli (Rede), que têm 1% cada. Entre os eleitores entrevistados pelo Ibope, 15% votariam em branco ou anulariam e 9% estão indecisos.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre o dia 19 de agosto e ontem e a margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada pela Justiça Eleitoral sob o número Nº PR-09340/2016.

No quesito rejeição, Sandra Graça lidera: 26% dos eleitorados declararam que não votariam nela, ante 20% que não votariam em Marcelo Belinati e 16% que não votariam em Odebrecht. O ranking da rejeição segue com Odarlone, com 14%, Silva com 13%, Orsi com 12%, Trindade com 11% e Flávia Romagnoli, com 10%. Outros 10% disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 25% não opinaram.

Repercussão

Essa foi a primeira pesquisa de intenção de votos divulgada depois de definido o cenário eleitoral e a última antes do início do horário eleitoral no rádio e na televisão, na próxima sexta-feira (26). A pesquisa foi recebida com cautela pelos candidatos ouvidos pela Gazeta do Povo.

Marcelo Belinati afirmou que o levantamento “reflete um momento, é uma fotografia do momento” e disse que é preciso ter cautela porque “a campanha nem começou ainda”.

Sandra Graça disse ter ficado “feliz” com o resultado e que acredita que a campanha está aberta. “Vejo perspectiva de crescimento, temos uma caminhada a percorrer e não dá para dizer que a batalha está perdida”, afirmou a candidata. Vereadora em quarto mandato, Sandra Graça é uma das três candidatas apoiadas pelo prefeito. Orsi, que ficou em terceiro lugar na pesquisa, não foi localizado.

Odebrecht recebeu o resultado com reservas. Ele questionou a rejeição de 16% ao seu nome: “uma rejeição de 16%, sem um fato novo, é desproporcional e tira um pouco a confiabilidade da pesquisa”, declarou. Ele fez referência a outras pesquisas de intenção de voto, já divulgadas pela imprensa de Londrina, em que os números de rejeição são mais baixos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]