• Carregando...
Márcia Fruet é primeira dama de Curitiba e presidente da Fundação de Ação Social (FAS). | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Márcia Fruet é primeira dama de Curitiba e presidente da Fundação de Ação Social (FAS).| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e primeira dama de Curitiba, Márcia Oleskovicz Fruet, afirmou, na manhã desta quarta-feira (31), que sairá em férias para se dedicar exclusivamente à campanha de reeleição de Gustavo Fruet (PDT).

As férias dela começam dia 12 de setembro e se encerrarão no dia 12 de outubro. Em caso de segundo turno, ela avaliará a possibilidade de ser exonerada do seu cargo para se dedicar a reta final da campanha.

Veja mais notícias sobre a candidatura de Gustavo Fruet

O anúncio foi feito uma semana após a primeira pesquisa Ibope para a prefeitura de Curitiba mostrar o ex-prefeito Rafael Greca (PMN) na liderança, com 28% das intenções de voto. Fruet apareceu em segundo lugar, com 19%, tecnicamente empatado com o deputado estadual Requião Filho (PMDB), que tem 16% das intenções de voto (a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos porcentuais). De acordo com ela, no entanto, sua entrada na campanha, já estava planejada.

Márcia, que assumiu o cargo na FAS em 2013, concedeu entrevista à Gazeta do Povo nesta quarta-feira. Ela contou que pretende bater de casa em casa para falar sobre a gestão municipal. Seu objetivo é reforçar a presença do marido Gustavo Fruet nos bairros da cidade. Segundo Márcia, entre as estratégias da campanha está a necessidade de mostrar que a gestão não conseguiu fazer tudo que queria.

“A ideia é que eu possa percorrer o maior número de bairros possível, ir de casa em casa, falando com as pessoas. A gente não conseguiu fazer tudo. É fato. A população não pode ser eximida disso, de saber das informações. Não vamos reproduzir a politica antiga de dizer que está tudo maravilhoso e dizer que o cidadão que está errado em reclamar”, explicou.

Ela ressaltou que sabe que as críticas da população devem aparecer e pretende assimilá-las. “Eu reforço a presença do Gustavo. Ele não está sozinho. O secretariado todo está com ele, mas eu especialmente. Sobre população de rua, por exemplo, eu posso chamar para mim. Outros pontos também. Tudo que fizemos pela infância e adolescência”, comentou. A agenda diária e as estratégias serão controladas por ela, mas debatidas semanalmente com Euclides Scalco e Gerson Guelmann, que trabalham como conselheiro e coordenador da campanha.

Ataque a Greca e ao governador

Márcia pretende seguir na linha de Fruet durante a campanha. Além de falar sobre sua gestão, deve também partir para o ataque contra seus adversários principais, Rafael Greca (PMN) e o governador Beto Richa.

“É inevitável lembrar a ‘batalha do Centro Cívico’. Inevitável falar como ficou a prefeitura [antes de 2012]. O Greca é o Cavalo de Troia do governador, que pode entrar, as pessoas ficam felizes porque mudaram, mas em algum momento vai voltar todo pessoal da prefeitura que saiu de lá quando nós ganhamos”, disse a presidente da FAS.

Efeito Requião

A presidente da Fundação afirmou que a campanha não deverá desprezar o fator Requião na corrida eleitoral. Segundo ela, Requião Filho (PMDB), apesar disso, não é um adversário, já que Richa não coloca as fichas nele.

“Ele vem com bagagem do pai, tem algumas características diferentes dele, mas não dá para negar que ele é Requião. E não dá para nunca desprezar o Roberto Requião. É uma força da história do Paraná. Mas não vejo como adversário. O governador está colocando as fichas em três candidatos”, disse.

Ficha Técnica

A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com 602 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-04300/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]