• Carregando...
Candidato fala com a imprensa em frente à sede da PF em Curitiba | Divulgação/campanha Ney Leprevost
Candidato fala com a imprensa em frente à sede da PF em Curitiba| Foto: Divulgação/campanha Ney Leprevost

O candidato à prefeitura de Curitiba Ney Leprevost (PSD) apresentou nesta terça-feira (20) uma queixa-crime contra o Ibope por suposta fraude. Leprevost foi a sede da Polícia Federal na capital para protocolar o pedido de investigação contra o instituto de pesquisa. No último levantamento eleitoral* feito pelo Ibope e divulgado na segunda-feira (19), o candidato do PSD aparece com 6% das intenções de voto.

“Nós viemos aqui protocolar um pedido de investigação por possível fraude em pesquisa eleitoral. E apontamos como indícios um contrato entre o Ibope e o governo do estado, através da Celepar, de R$ 4,7 milhões, assim como o fato de o Ibope ter sido o maior beneficiário dos gastos de campanha de Rafael Greca (PNM) até o momento”, disse Leprevost, durante entrevista em frente a sede da PF.

A insinuação de Ney Leprevost contra o líder da pesquisa de intenções de votos, Rafael Greca, se deve pelo fato de o candidato do PMN ter o apoio do governador Beto Richa (PSDB) e ter como candidato a vice-prefeito o tucano Eduardo Pimentel.

O Ibope preferiu não comentar o assunto, uma vez que ainda não recebeu informações formais sobre a denúncia. Em nota, o governo do Paraná afirmou refutar “de forma veemente” as acusações feitas pelo candidato Ney Leprevost.

“De fato, a Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná celebrou contrato de prestação de serviço com o Ibope, que vigorou entre abril de 2013 e abril de 2015 sob o valor total de R$ 4,65 milhões. A contratação, que foi feita por meio de licitação na modalidade de pregão eletrônico e seguiu todos os mandamentos legais, tinha o objetivo de aferir a qualidade dos serviços públicos prestados pela administração estadual junto à população”, informou o governo, por meio de nota.

“Não há como estabelecer relação entre o serviço prestado pelo Ibope para a Celepar e o trabalho desenvolvido pela empresa em parceria com veículos de comunicação para medir a intenção de voto dos eleitores de Curitiba”, completou a administração estadual.

Ficha técnica

*A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]