i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Serviço

Perdeu a data do cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral? Não se desespere

Filas enormes se formaram no último prazo para os eleitores de Cascavel e Ponta Grossa; regularização é fácil e rápida

  • PorDa Redação
  • 29/01/2016 15:43
Para votar em 2016, regularização eleitoral deve ser feita até 4 de maio. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Para votar em 2016, regularização eleitoral deve ser feita até 4 de maio.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Chegou o último dia para o recadastramento biométrico em Cascavel e Ponta Grossa e filas enormes se formam na tarde desta sexta-feira (29). A Justiça Eleitoral vai distribuir senhas, mas já avisou que não conseguirá atender os milhares de eleitores que deixaram para fazer o registro biométrico no último dia. Contudo, quem não conseguiu se recadastrar não precisa se desesperar. É que a situação ainda pode ser regularizada, sem grandes problemas, até o dia 4 de maio.

A Justiça Eleitoral explica que os moradores dessas duas cidades que não fizerem o recadastramento biométrico até o prazo final (29) terão os títulos cancelados. Mas não perderão o número original do documento nem serão impedidos de votar caso procurem o Fórum eleitoral até 150 dias antes da eleição. Quem tiver o título cancelado pode ter problemas para fazer passaporte ou prestar concurso público. Contudo, a Justiça Eleitoral assegura que a regularização é rápida. Quem define se o eleitor precisará pagar multa é o juizado local. Geralmente, o valor é fixado em menos de R$ 5.

Mas não há motivo para deixar para a última hora. No site da Justiça eleitoral é possível agendar o recadastramento. Na lista de municípios que ainda passarão por recadastramento biométrico até março estão São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu e Campo Mourão.

Aviso aos idosos

A Justiça Eleitoral faz um alerta especial para as pessoas com mais de 70 anos. Quem tem direito ao voto facultativo e decidir não se recadastrar, não perde benefícios, como a aposentadoria. Mas não conseguirá votar nas próximas eleições.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.