• Carregando...
Para votar em 2016, regularização eleitoral deve ser feita até 4 de maio. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Para votar em 2016, regularização eleitoral deve ser feita até 4 de maio.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Chegou o último dia para o recadastramento biométrico em Cascavel e Ponta Grossa e filas enormes se formam na tarde desta sexta-feira (29). A Justiça Eleitoral vai distribuir senhas, mas já avisou que não conseguirá atender os milhares de eleitores que deixaram para fazer o registro biométrico no último dia. Contudo, quem não conseguiu se recadastrar não precisa se desesperar. É que a situação ainda pode ser regularizada, sem grandes problemas, até o dia 4 de maio.

A Justiça Eleitoral explica que os moradores dessas duas cidades que não fizerem o recadastramento biométrico até o prazo final (29) terão os títulos cancelados. Mas não perderão o número original do documento nem serão impedidos de votar caso procurem o Fórum eleitoral até 150 dias antes da eleição. Quem tiver o título cancelado pode ter problemas para fazer passaporte ou prestar concurso público. Contudo, a Justiça Eleitoral assegura que a regularização é rápida. Quem define se o eleitor precisará pagar multa é o juizado local. Geralmente, o valor é fixado em menos de R$ 5.

Mas não há motivo para deixar para a última hora. No site da Justiça eleitoral é possível agendar o recadastramento. Na lista de municípios que ainda passarão por recadastramento biométrico até março estão São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu e Campo Mourão.

Aviso aos idosos

A Justiça Eleitoral faz um alerta especial para as pessoas com mais de 70 anos. Quem tem direito ao voto facultativo e decidir não se recadastrar, não perde benefícios, como a aposentadoria. Mas não conseguirá votar nas próximas eleições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]