• Carregando...
Ex-presidente Lula com o Kailash Sathyarti, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2014. | Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Ex-presidente Lula com o Kailash Sathyarti, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2014.| Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, por meio de nota de seu instituto, que repudia qualquer tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos da Operação Lava Jato .

Nesta quarta-feira (27), foi deflagrada nova fase da operação para investigar se a empreiteira OAS lavou dinheiro por meio de negócios imobiliários para favorecer o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Entre os imóveis investigados, está um tríplex no Guarujá que foi reservado a Lula.

“Lula nunca escondeu que sua família comprou, a prestações, uma cota da Bancoop [Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo], para ter um apartamento onde hoje é o edifício Solaris. Isso foi declarado ao Fisco e é público desde 2006. Ou seja: pagou dinheiro, não recebeu dinheiro pelo imóvel”, afirma a nota divulgada na noite desta quarta.

SAIBA MAIS: Tudo sobre a Operação Lava Jato

Nova fase da Lava Jato coloca Lula como alvo ‘provável’ da investigação

Leia a matéria completa

Segundo o Instituto Lula, para ter o apartamento de fato, seria necessário pagar a diferença entre o valor da cota e o valor do imóvel, com as modificações e acréscimos ao projeto original. “A família do ex-presidente não exerceu esse direito”, afirma. Portanto, Lula não ocultou patrimônio, não recebeu favores, não fez nada ilegal.”

A nota ainda diz que “nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto Lula”, e que “não será investigando um apartamento [...] que vão encontrar uma nódoa em sua vida”.

Leia a íntegra da nota do Instituto Lula:

Lula repudia tentativa de envolvimento em Lava Jato

O ex-presidente Lula não foi sequer citado na decisão do juiz Sergio Moro e repudia qualquer tentativa de envolver seu nome em atos ilícitos investigados na chamada Operação Lava Jato.

Nos últimos 40 anos, nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto Lula, e jamais encontraram acusação válida contra ele.

Lula foi preso, sim, mas pela ditadura, porque lutava pela democracia no Brasil e pelos direitos dos trabalhadores. Não será investigando um apartamento - que nem mesmo lhe pertence - que vão encontrar uma nódoa em sua vida.

Lula nunca escondeu que sua família comprou, a prestações, uma cota da Bancoop, para ter um apartamento onde hoje é o edifício Solaris. Isso foi declarado ao Fisco e é público desde 2006. Ou seja: pagou dinheiro, não recebeu dinheiro pelo imóvel.

Para ter o apartamento, de fato e de direito, seria necessário pagar a diferença entre o valor da cota e o valor do imóvel, com as modificações e acréscimos ao projeto original. A família do ex-presidente não exerceu esse direito.

Portanto, Lula não ocultou patrimônio, não recebeu favores, não fez nada ilegal. E continuará lutando em defesa do Brasil, do estado de direito e da Democracia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]