• Carregando...
Temer: governo marcado por reviravoltas de posições. | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Temer: governo marcado por reviravoltas de posições.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo Temer completa uma semana nesta sexta-feira (20) com um bate-cabeça incomum dentro do primeiro escalão. Desde que assumiu o governo interino, Michel Temer (PMDB) tem usado a mídia de forma mais incisiva do que Dilma, que era avessa a entrevistas. O próprio presidente em exercício já concedeu entrevistas e os ministros falam livremente com a imprensa. O falatório, porém, tem causado uma série de desmentidos. Nos sete dias de governo interino, a equipe de governo já “mudou de ideia” sete vezes. Confira:

Ministérios de notáveis

Antes mesmo de assumir o governo interino, Michel Temer (PMDB) voltou atrás na composição do Ministério. A intenção do peemedebista era montar uma equipe de notáveis, mas o presidente em exercício acabou cedendo a pressões e nomeou os ministros de acordo com indicações partidárias.

Mulheres no ministério

A nomeação do ministério causou polêmicas e fez com que Temer voltasse atrás mais uma vez. O presidente em exercício não nomeou nenhuma mulher para o primeiro escalão do governo, mas já voltou atrás e garantiu que vai indicar mulheres, depois de um encontro com deputadas.

Universalização da saúde

Depois de afirmar que o Estado não tem como assumir todas as garantias previstas na Constituição, incluindo o acesso universal à saúde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, voltou atrás e afirmou que o SUS (Sistema Único de Saúde) “está estabelecido” e que o tamanho do sistema não será revisto.

Lava Jato

Outra contradição do governo tem relação com a operação Lava Jato. Temer desautorizou a posição do ministro da Justiça, Alexandre Moraes, e disse que manterá a tradição de escolher o primeiro nome da lista tríplice da categoria para a Procuradoria-Geral da República. O ministro havia dito anteriormente que a Constituição prevê apenas que o escolhido pelo presidente seja um integrante da carreira – não necessariamente o mais votado pelos membros do Ministério Público Federal, prática adotada nos governos do PT.

Volta da CPMF

O presidente em exercício afirmou nesta semana que a posição dos deputados em relação à CPMF será levada em consideração nas conversas que terá com a equipe econômica. Em reunião com o presidente em exercício, líderes da base aliada na Câmara dos Deputados pediram que o peemedebista retire da Comissão de Constituição e Justiça o projeto que recria a CPMF.

Primeiro ato revisto

Com menos de uma semana da publicação, o governo Michel Temer admite reavaliar o seu primeiro ato formal: a Medida Provisória (MP) 726, que corta e reorganiza os ministérios. A redefinição dos ministérios e a mudança de responsabilidades pelo governo Temer gerou críticas sociais e entre os próprios apoiadores e ocupantes dos novos cargos. Um exemplo é o caso do Ministério da Cultura, que foi extinto. Mas o presidente em exercício já avalia voltar atrás.

Minha Casa Minha Vida

A mais nova contradição ocorreu nesta sexta-feira (20). O ministro das Cidades, Bruno Araújo, recuou e, em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (20), negou que tenha determinado a suspensão de todos os novos contratos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Araújo havia anunciado a suspensão em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]