Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

Eleição

Escolha bem seu candidato

 |
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Conhecer bem os candidatos é o primeiro e fundamental passo na hora de decidir para quem irá seu voto. Buscar o histórico do concorrente, avaliar suas propostas, resgatar seu passado e verificar sua atuação política e profissional são fatores essenciais para realizar uma escolha consciente. Afinal, da decisão nas urnas dependem os rumos da cidade pelos próximos quatro anos.

Mestre em ciência política e professor da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), Luiz Domingos Costa acredita que é necessário ir além das informações básicas, como o perfil do candidato e o partido ao qual é filiado. “É preciso saber quais temas ele está tratando, não apenas na carreira política, mas na vida profissional. Se ele é médico, que tipo de serviço presta? Se é advogado, atua para que organizações? Dessa forma o eleitor pode fazer sua escolha de acordo com suas preferências”, ressalta.

Para Domingos, o eleitor também não deve se restringir à propaganda política, que trabalha muito com a emoção e oferece poucos subsídios concretos para a escolha. Uma alternativa é a internet, por meio do acompanhamento de sites que monitorem a atuação dos representantes políticos. “É importante ter uma referência para consulta, de preferência que não seja apenas de uma pessoa, mas ligada a alguma organização”, frisa.

Mais do que conhecer a biografia e o programa de governo dos candidatos, o professor de ciência política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ricardo Costa de Oliveira aponta a necessidade de saber as atribuições de cada cargo. “O eleitor precisa saber que o vereador é um formador de políticas públicas, não um prestador de serviços. Não é seu papel oferecer alimentos, cestas básicas ou qualquer benesse”, completa.

Acesse o Candibook

O eleitor que busca informações sobre os candidatos deve acessar o Candibook da Gazeta do Povo.

Todos os concorrentes têm um perfil contendo questionário básico/padrão, foto, nome e número de urna. Há ainda uma entrevista em vídeo com duração de cerca de 2 minutos feita com os candidatos das maiores cidades do Paraná.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida Pública

PUBLICIDADE