• Carregando...
 |
| Foto:

Antes de votar

Três dicas que podem ajudar o eleitor a fazer a escolha certa:

1. Procure conhecer o passado do candidato. Caso ele responda a algum processo judicial por envolvimento em esquemas de corrupção ou outros crimes, fique atento. Se já houver condenações contra o candidato, isso pode ser um indício de que ele não é a pessoa mais indicada para exercer um cargo na cidade.

2. Avalie as propostas do candidato. Veja se elas são importantes para a cidade e se podem ser realizadas.

3. Se o candidato já tiver exercido algum mandato, observe se ele cumpriu as promessas que fez em campanhas anteriores. No caso do vereador, também é importante avaliar a importância das propostas que apresentou na Câmara, como votou os projetos mais polêmico e se esteve presente nas discussões da Casa.

O que fazem os eleitos

Vereador

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Uma delas é lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo. É sua atribuição verificar o cumprimento das metas de governo e se as normas legais estão sendo atendidas.

Prefeito

O prefeito é o chefe do Executivo municipal. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais. O prefeito tem de decidir onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do Estado e da União, quais obras devem ser executadas e quais programas serão implantados.

Também é função dele sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público.

Vice-prefeito

O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato cassado, ele assume as funções do titular. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

Conhecer bem os candidatos é o primeiro e fundamental passo na hora de decidir para quem irá seu voto. Buscar o histórico do concorrente, avaliar suas propostas, resgatar seu passado e verificar sua atuação política e profissional são fatores essenciais para realizar uma escolha consciente. Afinal, da decisão nas urnas dependem os rumos da cidade pelos próximos quatro anos.

Mestre em ciência política e professor da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), Luiz Domingos Costa acredita que é necessário ir além das informações básicas, como o perfil do candidato e o partido ao qual é filiado. "É preciso saber quais temas ele está tratando, não apenas na carreira política, mas na vida profissional. Se ele é médico, que tipo de serviço presta? Se é advogado, atua para que organizações? Dessa forma o eleitor pode fazer sua escolha de acordo com suas preferências", ressalta.

Para Domingos, o eleitor também não deve se restringir à propaganda política, que trabalha muito com a emoção e oferece poucos subsídios concretos para a escolha. Uma alternativa é a internet, por meio do acompanhamento de sites que monitorem a atuação dos representantes políticos. "É importante ter uma referência para consulta, de preferência que não seja apenas de uma pessoa, mas ligada a alguma organização", frisa.

Mais do que conhecer a biografia e o programa de governo dos candidatos, o professor de ciência política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ricardo Costa de Oliveira aponta a necessidade de saber as atribuições de cada cargo. "O eleitor precisa saber que o vereador é um formador de políticas públicas, não um prestador de serviços. Não é seu papel oferecer alimentos, cestas básicas ou qualquer benesse", completa.

Acesse o Candibook

O eleitor que busca informações sobre os candidatos deve acessar o Candibook da Gazeta do Povo.

Todos os concorrentes têm um perfil contendo questionário básico/padrão, foto, nome e número de urna. Há ainda uma entrevista em vídeo com duração de cerca de 2 minutos feita com os candidatos das maiores cidades do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]