• Carregando...
Veja quais gabinetes mais cederam funcionários |
Veja quais gabinetes mais cederam funcionários| Foto:

Pressionado por cinco dos nove integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), teria prometido aos colegas, em conversa reservada, que irá exonerar os servidores comissionados que foram remanejados de gabinetes de deputados para a estrutura da administração do Legislativo paranaense. Segundo o deputado Elton Welter (PT), que esteve presente à reunião realizada ontem, Justus não deu prazo para cumprir a promessa, mas garantiu que isso será feito "logo".

O posicionamento do presidente da Assembleia se deve a um requerimento apresentado à Mesa Executiva na semana passada, cobrando a demissão dos comissionados que migraram de gabinetes parlamentares para a administração da Casa. Isso porque, com a entrada em vigor da lei que estabeleceu um limite de 23 funcionários por gabinete, os parlamentares remanejaram pelo menos 124 pessoas que estavam em gabinetes de deputados ou na estrutura de comando do Legislativo estadual para departamentos administrativos da Assembleia. O levantamento – feito pela Gazeta do Povo e pela RPC TV comparando a nova lista de servidores divulgada pela Casa com os diários oficiais dos últimos sete anos – mostrou que essa foi a maneira encontrada pelos parlamentares para se adequar à lei sem ter de exonerar todos os funcionários excedentes.

A promessa de Justus, porém, o deixa em uma posição incômoda, uma vez que ele é o campeão em transferência de funcionários: ao menos 34 pessoas que trabalharam na presidência e seis que atuaram no gabinete parlamentar dele estão agora na administração da Casa. Dessa forma, se realmente cumprir o que prometeu aos colegas da Mesa Diretora, Justus seria obrigado a demitir 34 pessoas ligadas a ele. O segundo no ranking de cessão de funcionários comissionados é o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PMDB). Pelo menos 27 servidores que estavam lotados na primeira-secretaria e dois que estavam no gabinete parlamentar dele aparecem na lista de funcionários comissionados que trabalham na Administração da Assembleia.

"O Justus nos disse que não quer cometer injustiças e, por isso, fará um cruzamento de dados [antes de determinar as exonerações]. Mas ele garantiu que os que estavam nos gabinetes e foram para a Administração serão demitidos", afirmou Elton Welter, que é terceiro-secretário da Casa. Além dele, assinaram o documento apresentado à Mesa Executiva os deputados Augustinho Zucchi (PDT), Felipe Lucas (PPS), Cida Borghetti (PP) e Edson Praczyk (PRB), respectivamente segundo-vice-presidente, terceiro-vice-presidente, quarta-secretária e quinto-secretário.

Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]