• Carregando...

Desde o início da publicação da série Diários Secretos, algumas medidas foram anunciadas pela direção da Assembleia Legislativa, mas ainda há muitas questões que não foram esclarecidas:

Os diários oficiais da Assembleia eram escondidos de forma deliberada a mando de quem?

O diretor de arquivo da Assembleia, Walter Kraft, sem saber que estava sendo gravado, admitiu que os diários oficiais da Casa eram escondidos de forma deliberada, para que a população e a imprensa não tivesso acesso às decisões internas do Legislativo.

Por que há atos da Assembleia que não aparecem nos diários oficiais que a reportagem teve acesso? Há atos secretos na Assembleia? Do que tratam essas decisões?

Levantamento da Gazeta do Povo e da RPC TV mostra que há 2.178 atos secretos da Assembleia, de 1.º de janeiro de 2006 a 31 de março de 2009.

Como a Assembleia pagou salários acima do limite previsto pela lei sem que nenhum deputado ficasse sabendo?

Entre janeiro de 2004 e abril de 2009 foram pagos salários acima do teto legal do Legislativo paranaense (R$ 20 mil) a 73 pessoas.

Quem recebeu o dinheiro pago pela Assembleia que muitas pessoas nomeadas afirmam não ter recebido?

Dentre os nomeados há taxista, garçom, pedreiro, empresário, advogada. Alguns dizem nunca ter trabalhado para a Assembleia. Outros nem sequer moram no Paraná.

Por que o nome de pelo menos 36 servidores da Assembleia foram omitidos da lista de servidores da Casa divulgada em abril do ano passado?

O grupo de funcionários recebeu salários no período, mas não apareceu na lista, levantando suspeitas de que seus nomes foram retirados de forma deliberada. Levantamento da Gazeta do Povo e da RPC TV indica que o número de servidores que sumiu da lista pode ser ainda maior: 607.

Por que a Assembleia demorou tantos dias para "descobrir" em que setor da Casa a agricultora Vanilda Leal estava vinculada?

Vanilda, que mora em um casebre em Cerro Azul, a 100 quilômetros de Curitiba, se sustenta com o auxílio do Bolsa Família. Mas registros nos diários oficiais da Assembleia mostram que foram depositados R$ 1,2 milhão na conta dela, ao longo de cinco anos. Inicialmente, a Assembleia disse que ela estava lotada no gabinete do deputado Jocelito Canto. Depois, desmentiu-se. Só três dias depois descobriu-se que ela fazia parte da diretoria de administração.

Por que há setores administrativos da Assembleia com tantos servidores? Há necessidade disso?

Levantamento da Gazeta do Povo e da RPC TV descobriu que a primeira-secretaria tem 125 servidores à disposição e a presidência, 73.

Por que a Assembleia contrata servidores comissionados (sem concurso, de indicação política) para cedê-los a outros órgãos públicos, contrariando o que diz a Constituição Federal, que proíbe a cessão de funcionários com cargos em comissão?

Pelo menos 20 servidores comissionados da Assembleia foram cedidos outros órgãos públicos. Desses, a Casa paga o salário de 19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]