• Carregando...

O deputado federal e possível candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PSB-CE), ironizou nesta terça-feira (20) a aliança que deve ser anunciada nesta noite entre PT e PMDB em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Aliado do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado disse esperar que o PMDB entregue o apoio prometido e que os motivos da aliança possam ser claros.

"Eu espero que eles entreguem o que estão prometendo. Historicamente, desde sempre isso não acontece. E eu espero também que os argumentos dessa aliança sejam confessáveis publicamente", disse o pré-candidato pelo PSB.

Nesta noite, um jantar reunirá PT, PMDB, Dilma e Lula para anunciar a aliança. A ministra já esteve também com PDT, PC do B e PR. Na próxima semana, o encontro de Dilma será com o PP.

Ciro procurou demonstrar tranquilidade com as movimentações de Dilma em busca de apoios partidários. Ele afirmou que o seu partido terá uma conversa definitiva com o presidente Lula em fevereiro para decidir a estratégia para a eleição. A intenção é convencer Lula de que duas candidaturas da base aliada teriam mais chances de derrotar a candidatura do PSDB.

Somente após esta conversa o PSB partiria para a busca de aliados para a eleição presidencial. No momento, Ciro afirma que um movimento atrás de partido criaria constrangimentos dentro da base aliada. "Não podemos fazer um movimento de hostilidade dentro da coalizão".

Sarney

Mais cedo nesta terça-feira (20), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) reiterou que o PMDB deve apoiar o PT na eleição presidencial de 2010. Para Sarney, o PMDB não tem "justificativa moral" para negar o apoio PT.

"A minha posição, não é de hoje, é de sempre, é de que o PMDB deve manter a aliança com o PT porque participa do governo, está entrosado com o governo e não teria justificativa nem política nem moral para se negar a participar das eleições com o PT", disse Sarney.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]