• Carregando...
Pedro Veiga, diretor do Atuação: defesa da democracia. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Pedro Veiga, diretor do Atuação: defesa da democracia.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O Instituto Atuação – entidade que busca desenvolver a democracia, participação social e transparência pública – promove, no dia 23 de novembro, a primeira Semana da Democracia. O evento vai reunir os principais atores da sociedade civil para avaliar a democracia no país. A Semana da Democracia é viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o apoio do Instituto Cidade Democrática e do portal de educação política Politize!.

VEJA MAIS: As coletâneas da democracia

Serviço

A Semana da Democracia acontece no dia 23 de novembro, no Hotel Radisson, a partir das 8 horas. A inscrição é gratuita e pode ser confirmada pelo e-mail projetos@atuacao.org.br ou pelo telefone (41) 9509-9600. Outras informações e programação estão disponíveis no site www.atuacao.org.br/semanadademocracia .

Além de desenvolver mecanismos para a articulação política, o Atuação firmou uma parceria com a revista britânica The Economist na criação de um índice que mede a situação da democracia em diferentes localidades. A partir da elaboração da metodologia para estruturação do índice e da avaliação do nível democrático de Curitiba, o instituto pretende desenvolver ações para melhoria dos indicadores. A intenção é transformar a capital paranaense na cidade mais transparente e participativa do Brasil em cinco anos, para que as ações possam ser reproduzidas em outros lugares.

De acordo com o diretor-presidente do instituto, Pedro Veiga, a percepção de uma falta de clareza da democracia no Brasil incentivou a organização do evento. “Percebemos uma possibilidade expor o tema e começar uma discussão que ajude a pensar e criar outros projetos que colaborem na efetivação da nossa democracia.”

“Desigualdade é um problema político”

Confira entrevisa com Fabio Ostermann, mestre em Ciência Política e coordenador do Movimento Brasil Livre

Leia a matéria completa

Entre os palestrantes estão a diretora-executiva do Albert Einstein Institution, Jamila Raqib. O instituto é o principal centro de pesquisa em revoluções não violentas, criado por Gene Sharp – indicado ao prêmio Nobel da Paz por quatro vezes. Também estará presente o professor de Ciência Política da Universidade de Stanford James Fishkin, conhecido pelo desenvolvimento de uma metodologia de consulta pública que utiliza amostras aleatórias dos cidadãos e queexplora como suas opiniões mudariam se estivessem mais informados.

Coletânea da Democracia

Veja seis obras com tradução inédita para o português que serão lançadas no evento:

  • Existem alternativas realistas (Gene Sharp)
  • Mecanismos da Luta Não Violenta (Gene Sharp)
  • Democracia em Nível Local − Manual de Participação, Representação, Gestão de Conflito e Governança do International IDEA (Timothy Sisk)
  • O Espírito da Democracia − A Luta pela Construção de Sociedades Livres em Todo Mundo (Larry Diamond)
  • Jogando Boliche Sozinho − Colapso e Ressurgimento da Coletividade Americana (Robert D. Putnam)
  • Quando o Povo Fala − Democracia Deliberativa e Consulta Pública (James S. Fishkin)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]