• Carregando...
Lyra: destaque da oposição nos anos finais da ditadura | Juca Varella/Folhapress
Lyra: destaque da oposição nos anos finais da ditadura| Foto: Juca Varella/Folhapress

Morreu na tarde de ontem em São Paulo o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, de 74 anos, que estava hospitalizado desde o dia 5 de janeiro no Instituto do Coração (Incor). Lyra estava internado para tratamento de descompensação de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) grave, que o acometia há aproximadamente 20 anos, associada a um quadro de infecção sistêmica.

Segundo nota do hospital, o ex-ministro faleceu às 16h50 em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Durante a internação, Lyra esteve em estado crítico, sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

Figura de destaque da oposição nos anos finais do regime militar, ele fez política durante décadas pelo MDB (depois PMDB) em Pernambuco e foi o primeiro ministro da Justiça depois do regime militar. Na fase mais intensa de combate à ditadura, Lyra pertenceu ao chamado "grupo dos autênticos" do MDB, mas aderiu aos moderados e se aproximou do então deputado Tancredo Neves. Com a eleição de Tancredo para a Presidência, no início de 1985, acabou convidado pelo presidente José Sarney – que assumiu o Planalto com a morte de Tancredo – para o Ministério da Justiça, onde ficou durante cerca de um ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]