• Carregando...

Participação na política vai além do voto

Na democracia, o ponto alto da participação do cidadão comum na vida política é a eleição. Mas existem outras maneiras de interferir nas ações do Legislativo e do Executivo além do voto. Para a professora de Ciências Políticas Maria Braga do Socorro, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), ações que vão além do pleito são essenciais para o fortalecimento do regime democrático.

Leia matéria completa

Tradicionalmente o brasileiro não participa da política além do período eleitoral. Essa avaliação do mestre em Ciências Políticas Everaldo Moraes, da UnB, é seguida por outros especialistas na área, como o sociólogo e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ricardo de Oliveira.

Segundo ele, essa apatia não é exclusividade do brasileiro. Oliveira explica que em outros regimes democráticos estáveis isso também é comum. "Toda democracia opera com um certo grau de apatia. Não querer se envolver com a política é uma forma de se posicionar sobre o assunto", comenta o professor.

No entanto, existe uma diferença entre não participar da política por opção e não participar por não saber como. Segundo Oliveira, essa falta de preparo do cidadão é grande no Brasil e dificulta a participação fora do período eleitoral. "O cidadão comum não tem o preparo para fiscalizar e acompanhar o trabalho dos políticos. É preciso ensinar nas escolas para que servem as instituições, como funciona o orçamento, os direitos e deveres do cidadão na democracia", defende.

Outro fator que influência nessa baixa participação é o momento político. Na opinião da professora de Ciências Políticas da Universidade Federal de São Carlos (UFscar) Maria do Socorro Braga, houve uma redução da participação e do interesse da população porque estamos num período de estabilidade.

Ela afirma que, fora de períodos de transição, as pessoas só costumam se manifestar quando o político faz algo que as prejudica diretamente. "No geral, apenas quando o governante faz algo que atinge diretamente a vida das pessoas, algo que elas podem sentir o efeito da ação de forma direta e sabem quem é o agente responsável é que elas costumam fazer algo." (CO)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]