• Carregando...

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso evitou a todo custo comentar a crise política do Senado, ao chegar nesta terça-feira (7) ao Congresso, onde participa de sessão em homenagem aos 15 anos do Plano Real. "Em casa de enforcado não se fala em corda", afirmou ao ser perguntado sobre o assunto.

Fernando Henrique disse, no entanto, que como todo brasileiro está um tanto perplexo. Ele ressaltou, no entanto, que sua presença no Senado é para comemorar os 15 anos do Plano Real. "Eu prefiro, realmente, em homenagem ao Senado que vai falar sobre o Real, não falar sobre essas coisas porque é muito desagradável", acrescentou.

A respeito do aniversário de 15 anos do Plano Real, o ex-presidente alertou que o aumento de gastos promovidos pelo governo pode colocar em risco a política monetária implementada, caso não se preste atenção no equilíbrio fiscal.

"Há alguns sinais, neste ano, inquietadores como a aceleração de gastos no momento em que a arrecadação diminui. Sempre há a desculpa e s vezes não é desculpa mas é necessário, de que como temos a crise é preciso manter a perda de vitalidade [da economia]", afirmou. Entretanto, o ex-presidente enfatizou a necessidade de se medir os gastos públicos feitos.

Ele acrescentou a necessidade de o governo administrar, no dia a dia, os efeitos da crise mundial no Brasil. "Política econômica é navegação, tem que ir navegando. Tem um obstáculo desvia, se não desviar bate mal e, em 2011, pode ter problemas e se o governo desviar passa [por eles]".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]