• Carregando...
Em Curitiba, manifestantes contra o impeachment de Dilma se reuniram na Praça 19 de Dezembro | Átila Alberti/Tribuna do Paraná
Em Curitiba, manifestantes contra o impeachment de Dilma se reuniram na Praça 19 de Dezembro| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

As ruas de diversas cidades brasileiras foram tomadas por manifestantes a favor e contra o impeachment neste domingo (31). Contrários à presidente afastada Dilma Rousseff (PT) se reuniram em Curitiba e em outras capitais. Também houve movimentos a favor da presidente. Até as 18 horas, não foram registrados qualquer tipo de confronto entre os grupos.

Em Curitiba, a concentração do protesto foi feita na Praça 19 de Dezembro, a menos de um quilômetro de onde passavam os manifestantes a favor do impeachment, rumo à Boca Maldita. Os participantes do ato começaram a chegar ao local por volta das 15 horas e, cerca de uma hora e meia mais tarde, eles iniciaram uma caminhada em direção à Praça Tiradentes.

O protesto, organizado por grupos como a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo e o Fora Temer Curitiba, reuniu cerca de 250 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. Além de não acreditarem que o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff seja legítimo, os manifestantes acreditam que o governo Temer será prejudicial a uma parte da população.

“Nossa luta, enquanto classe trabalhadora vivendo em uma democracia, é não colocar o golpe como uma coisa dada. Pensamos também no tanto de pacotes e projetos de lei que o Temer está mandando para o congresso em regime de urgência, como o PL 257 e a reforma da previdência”, diz a professora e coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais, Marlei Fernandes.

São Paulo

Em São Paulo, a Frente Povo Sem Medo, que congrega diversos movimentos sociais, reúne dezenas de manifestantes contra o impeachment da presidente Dilma Roussef no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, zona Oeste de São Paulo. Eles começaram a chegar por volta das 13 e por volta de 16h os participantes saíram em passeata até a frente do escritório do presidente interino Michel Temer, perto da Praça Panamericana.

Os manifestantes portam cartazes contra o impeachment e contra o governo de Temer, além de defenderem a soberania da escolha popular. Até às 16h50, a Frente Povo Sem Medo estimou que havia 40 mil pessoas no ato. A PM ainda não divulgou número oficial.

Há pessoas com balões, bandeiras e inclusive faixas contra Marta Suplicy, que, neste sábado (30), teve sua candidatura homologada à prefeitura de São Paulo pelo PMDB. Marta criticou seu antigo partido, o PT. No evento, Marta disse que saiu do PT “quando constatou que não tinha condições de mudar os rumos que seu dirigentes escolheram para o país”.

Um dos coordenadores da manifestação, Guilherme Boulos, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo sem Medo, disse que o ato tem três eixos: Fora Temer, a defesa dos direitos dos trabalhadores e a defesa da soberania da escolha popular. Ele falou ainda que a expectativa é de uma manifestação grande, “maior do que aquela que está acontecendo na Paulista”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]