• Carregando...
Além de suspender a licitação do lixo, Greca  pediu a Fruet para usar o Ippuc durante a transição e para que a posse seja marcada para o Memorial de Curitiba. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Além de suspender a licitação do lixo, Greca pediu a Fruet para usar o Ippuc durante a transição e para que a posse seja marcada para o Memorial de Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), encontrou-se nesta quinta-feira (3) com o atual chefe do executivo municipal, Gustavo Fruet (PDT), para discutir a transição de gestão na prefeitura. No encontro, realizado no gabinete do prefeito, ficou acordado que a atual administração não vai concluir o processo de licitação para coleta e destinação do lixo na capital.

O pedido para suspensão da licitação foi feito na reunião por Greca, que alegou ser necessária uma avaliação do projeto por parte da nova equipe de gestão. Segundo a prefeitura, a decisão de suspender a licitação havia sido tomada antes do pedido, considerando o curto prazo até o fim da gestão.

Fábio Scatolin, atual secretário de Planejamento e coordenador da equipe de transição designada por Fruet, afirmou que não é a intenção da atual gestão concluir o processo até o fim de 2016. Segundo o secretário, a atual prorrogação do contrato de coleta e destinação do lixo vence em 27 de abril de 2017. Portanto, a população não ficaria sem a prestação desse serviço.

“É meu entendimento que um processo estratégico dessa envergadura deva ser uma decisão a longo prazo e não no apagar das luzes da gestão”, afirmou Rafael Greca.

Saiba o que vai mudar na coleta de lixo de Curitiba

O prefeito eleito ainda fez mais dois pedidos a Fruet: que ele possa usar a biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) até o fim do ano para fazer reuniões; e que a cerimônia de transmissão do cargo seja feita no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Na reunião, o atual prefeito não se posicionou sobre as duas demandas.

Projetos em andamento

Fruet entregou a Greca um resumo dos projetos municipais que já estão em execução na cidade ou que aguardam liberação de verbas do governo federal. Segundo o prefeito, a cidade tem atualmente R$ 3,9 bilhões em recursos que estão sendo negociados em Brasília. A maior parte dessa verba é oriunda de contratos com o Ministério das Cidades.

Rafael Greca afirmou que não vai interromper os projetos em andamento. “Os projetos serão todos mantidos. Tudo o que é bom vai ser mantido e ampliado”, garantiu.

Ao prefeito eleito, Fruet disse que fará uma apresentação da situação fiscal do município e garantiu que o cenário é melhor que o que ele herdou da gestão anterior. “Não vou deixar nenhuma surpresa, nenhuma bomba-relógio como recebi”, afirmou.

Equipes de transição

Além de Fruet e Greca, também participaram da reunião desta quinta-feira (3) os integrantes das equipes de transição montadas pelos dois grupos. Do lado da atual gestão, compõem o grupo, além de técnicos da prefeitura, o procurador-geral do município, Joel Macedo; o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi; e o secretário de planejamento, Fabio Scatolin, que vai coordenar a equipe.

De acordo com a portaria que indicou o grupo, a determinação é de que todo o suporte necessário seja disponibilizado aos integrantes da equipe de transição de governo apontada pelo prefeito eleito.

Do lado de Rafael Greca, a equipe será comandada pelo engenheiro civil e funcionário municipal de carreira Luiz Fernando de Souza Jamur. Além dele, integram o grupo o empresário João Alfredo da Costa Filho; a especialista em marketing Cynthia Maia Batista; o médico João Carlos Baracho – já apontado por Greca como o novo secretário de saúde; e a advogada Vanessa Volpi Bellegard Palácios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]