• Carregando...
Gustavo Fruet: último paranaense a concorrer à presidência da Câmara, em 2007. Perdeu. | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Gustavo Fruet: último paranaense a concorrer à presidência da Câmara, em 2007. Perdeu.| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) recusou ontem, oficialmente, o convite do governador eleito Beto Richa (PSDB) para ser o novo secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Os dois conversaram à tarde e Fruet deixou claro que não tinha interesse em ir para o governo e assumir a pasta, única escolha dada por Richa ao correligionário. O deputado federal, que foi candidato ao Senado neste ano e terminou em terceiro lugar, ficará sem mandato a partir de fevereiro de 2011.

Desde a vitória de Richa na eleição para o governo imaginava-se que Fruet, antigo aliado do novo governador, seria chamado para compor o secretariado. No entanto, segundo fontes próximas aos dois, o convite teria demorado e veio para uma área que não era a desejada pelo deputado.

Fruet teria dito, inicialmente, que poderia participar do governo. Cogitou-se, então, a criação de uma nova pasta, que surgiria especificamente para abrigar o deputado, de Desenvolvimento Regional. No entanto, nesta semana, a hipótese foi descartada e Richa teria dado apenas duas opções ao colega: ou ficava com a Ciência e Tecnologia ou não poderia encaixá-lo na equipe.

Apesar da recusa, a conversa entre os dois ontem teria sida amistosa e não representaria nenhum tipo de rompimento entre os políticos. Supõe-se que Richa e Fruet poderão ter um conflito de interesses na eleição de 2012. Richa, em princípio, tende a apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB) para a prefeitura de Curitiba. Ducci foi seu secretário da Saúde e seu vice-prefeito durante os dois mandatos na capital. Fruet, porém, gostaria de ter apoio do governador para disputar a prefeitura.

Pessoas próximas a Fruet dizem que ele deve ficar sem mandato e sem cargo nos próximos dois anos, mas que isso não o afastará da política. Enquanto espera pelas próximas eleições, o deputado poderá aceitar convites profissionais que lhe foram feitos – não se sabe quais convites seriam esses.

Com a negativa de Fruet, Richa deverá anunciar ainda hoje, ou no máximo amanhã, o nome do secretário de Ciência e Tecnologia. A ideia do governador é tomar posse no sábado já com todos os secretários de Estado anunciados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]