• Carregando...
Durante a cerimônia, que começou pouco antes das 18h30, o secretariado do novo prefeito da cidade foi anunciado sob aplausos dos que acompanharam a solenidade | Marcelo Andrade / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Durante a cerimônia, que começou pouco antes das 18h30, o secretariado do novo prefeito da cidade foi anunciado sob aplausos dos que acompanharam a solenidade| Foto: Marcelo Andrade / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Ducci agradece equipe

Ao repassar o cargo a Fruet, o ex-prefeito Luciano Ducci agradeceu a ajuda que recebeu durante sua administração da sua equipe, da sua família e dos funcionários públicos municipais. "Foi um grande orgulho ser prefeito de uma cidade que é referência, modelo para outras cidades", disse antes de finalizar: "eleição a gente ganha e eleição a gente perde, quem não pode perder é a população."

Flávio Arns passa mal durante posse

O vice-governador do estado e secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, passou mal e não subiu no palco durante a cerimônia de posse de Gustavo Fruet. O político, que representava o governo do estado, precisou de atendimento de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ele foi levado ao Hospital Santa Cruz, onde foi constatada uma hemorragia intestinal, segundo informações da assessoria de comunicação de Arns, divulgadas em nota. Segundo a assessoria do vice-governador, novos exames devem ser realizados nos próximos dias para avaliar melhor o problema.

Antes de receber atendimento, conforme informou a assessoria, Arns conversou com Fruet e a esposa, para desejar "sucesso na gestão da cidade." O representante do estado disse que o Paraná "está de portas abertas para a prefeitura de Curitiba, assim como para todos os municípios paranaenses", além de elogiar a gestão de Ducci e destacar seu desempenho na "área social".

Na véspera, Fruet anuncia cinco secretários

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou nesta segunda-feira (31) mais cinco nomes de seu secretariado. Outras 23 nomeações já haviam sido feitas no último dia 17 de dezembro, entre elas a da esposa, Marcia Fruet, e da irmã, Eleonora Fruet, como futuras responsáveis pela Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria de Finanças, respectivamente.

Mais informações aqui.

  • Fruet a caminho da Prefeitura, após tomar posse na Câmara Municipal
  • Fruet seguiu em comitiva de bicicleta da Câmara Municipal até a Prefeitura, em um trajeto que durou cerca de 30 minutos
  • Gustavo Fruet ressaltou, em seu discurso, o início de um novo ciclo político na prefeitura com sua tomada de posse
  • Fruet disse que como uma das primeiras ações vai criar uma comissão para discutir a tarifa do transporte coletivo, com a participação do Ministério Público
  • A vice-prefeita Mirian Gonçalves (PT) e o prefeito Gustavo Fruet apertam as mãos durante assinatura do termo de posse
  • Gustavo Fruet durante assinatura de termo que o torna apto a assumir o cargo de prefeito pelos próximos quatro anos
  • Vereadores assinam o termo de posse
  • Vereadores eleitos prestam juramento
  • Cerimônia de posse dos vereadores foi realizado no prédio histórico da Câmara
  • O prefeito acena durante cerimônia de posse na Câmara Municipal
  • Grupo Anonymous em protesto na Câmara Municipal
  • Grupo Anonymous faz protesto em frente à Câmara Municipal
  • Grupo Anonymous faz protesto em frente à Câmara Municipal

Gustavo Fruet (PDT) recebeu na tarde desta terça-feira (1º), em frente à Prefeitura de Curitiba, o cargo de prefeito de seu antecessor Luciano Ducci (PSB). Durante a cerimônia, que começou pouco antes das 18h30, o secretariado do novo prefeito da cidade foi anunciado sob aplausos dos que acompanharam a solenidade. Os nomes já haviam sido divulgados, em dezembro, em duas etapas – 23 no dia 17 e outros cinco nesta segunda-feira (31).

VÍDEO: Assista à íntegra do discurso de posse de Gustavo Fruet

VÍDEO: Fruet assume a prefeitura e pede 100 dias para balanço

FOTOS: Veja imagens da posse de Gustavo Fruet

Durante a cerimônia no Centro Cívico, Fruet priorizou, em seu discurso, a revisão das despesas com transporte público. Segundo ele, o "rombo no transporte coletivo" é o maior desafio a ser enfrentado. "Invariavelmente, haverá aumento da passagem de ônibus, mas não chegará a R$ 3,10", disse quando saía da Câmara de Vereadores de bicicleta rumo ao Paço Municipal.

Fruet convocou os membros de sua equipe a assumirem seus respectivos postos logo cedo nesta quarta-feira (2). Ele preveniu que nesta sexta-feira (4) haverá uma reunião para que haja a primeira avaliação dos passos a serem dados em suas administração.

O novo prefeito reafirmou o pedido, que já havia sido feito na Câmara, de paciência à população da capital paranaense. Ele disse que 100 dias serão necessários para fazer o esboço necessário para ter a real dimensão de como está a prefeitura. Segundo ele, a situação é considerada "difícil".

Posse na Câmara

Mais cedo, Gustavo Fruet (PDT) e a vice Mirian Gonçalves (PT) já haviam assinado o termo de posse, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Curitiba. A solenidade ocorreu por volta das 16h15, depois da cerimônia que empossou os 38 vereadores que vão compor o legislativo nos próximos quatro anos.

Fruet fez um discurso oficial, que terminou às 16h45, e seguiu de bicicleta até a Prefeitura Municipal para assumir definitivamente o cargo de chefe do executivo municipal. A chegada da comitiva do pedetista ao Paço ocorreu por volta das 17h30. Parte dos participantes entrou no local e se aglomerou do lado de fora. Apenas parte da Avenida Cândido de Abreu ficou interditada e teve trânsito restrito com lentidão aos que passavam pela região.

Durante o discurso, ainda na Câmara, Fruet ressaltou o fato de os eleitores de Curitiba inaugurarem um novo ciclo político no município. "Iniciamos hoje um novo ciclo, depois de 24 anos, a cidade vive a saudável alternância de poder na prefeitura. Quero manter aberta as portas de Curitiba para os 38 repreesentantes legítimos da nossa população", disse.

Com frases de efeito, o prefeito citou a vontade de fazer história, desprovida de "vaidade". Ele fez uma orientação à sua equipe, que, segundo ele, deve ter "humildade para reconhecer seus erros".

Fruet fez ainda um pedido de paciência aos curitibanos. "Peço a todos um prazo para uma resposta à população, para dizer como está a prefeitura que assumimos, nesse primeiro ano de gestão ainda não teremos condições de colocar em prática o pleno das nossas metas", preveniu.

Entre as dificuldades para cumprir suas promessas logo no primeiro ano, o pedetista colocou a dificuldade em abrir novas linhas de crédito com organismos internacionais. Segundo ele, administrações anteriores utilizaram em excesso esta possibilidade com obras como a Linha Verde - "que está longe de terminar", segundo Fruet.

No que ele chamou de "boas notícias" está o fato de haver programas do governo federal com recursos a fundo perdido. "Precisamos apresentar projetos consistentes, como disse a presidente Dilma. Quero buscar inspiração em outras pessoas que administraram a cidade. Vamos valorizar os servidores, aproveitar o conhecimento acumulado de pessoas que dedicaram suas vidas à prefeitura", relatou.

Transporte coletivo

O prefeito relatou, ao chegar e ao sair da Câmara, sua intenção de concentrar suas primeiras ações na melhoria do transporte coletivo da capital. Fruet disse que vai criar uma comissão para discutir a tarifa do transporte coletivo, com a participação do Ministério Público, com o objetivo de "abrir a caixa preta do transporte." Ele relatou que vai pedir aos técnicos da Urbs para que analisem a planilha do transporte para verificar de fato qual o valor da tarifa técnica.

Outras medidas anunciadas pelo pedetista são relativas aos ônibus e aos táxis. Ele disse que vai reafirmar o pedido ao governador Beto Richa (PSDB) para que o subsídio do governo do estado à tarifa seja mantido. Já sobre o número de táxis, Fruet relatou sua intenção de aguardar a data-base para verificar a necessidade de aumentar ou não o número de veículos em circulação.

Atraso na posse dos vereadores

A cerimônia de posse dos 38 vereadores eleitos de Curitiba, marcada para as 14 horas desta terça-feira (1º), começou com cerca de 40 minutos de atraso. O ato aconteceu no Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba. Os vereadores prestaram juramento e assinaram o termo de posse. Cada parlamentar pôde levar cinco acompanhantes para a solenidade, pois a capacidade do prédio é limitada.

Protesto

Representantes do Grupo Anonymous fizeram um protesto contra a corrupção diante da Câmara Municipal de Curitiba, durante a posse dos vereadores, lembrando as denúncias de desvio de dinheiro público e as irregularidades que abalaram a imagem da casa durante a legislatura 2009/2012. Na manifestação, eles prometeram fiscalizar as ações dos parlamentares eleitos.

FOTOS: Veja imagens da posse de Gustavo FruetVeja fotos da posse

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida Pública | 2:15

O prefeito pretende fazer uma avaliação profunda da real condição da prefeitura de Curitiba. Fruet garantiu prioridade para o que considera ser um dos maiores problemas na administração da capital: o transporte público.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida Pública | 13:37

Solenidade ocorreu por volta das 16h15 desta terça-feira (1º), depois da cerimônia que empossou os 38 vereadores. Após o discurso na Câmara, Fruet seguiu de bicicleta até a Prefeitura Municipal para assumir definitivamente o cargo de chefe do executivo municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]