Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pagamentos indevidos

Gaeco faz operação e prende prefeito de Araucária

Ação do Gaeco mira cobrança indevida de valores. Equipes fazem buscas na prefeitura de Araucária nesta manhã

Rui Alves Souza (PTC) assumiu a prefeitura de Araucária em julho de 2016. | Divulgação/Prefeitura de Araucária
Rui Alves Souza (PTC) assumiu a prefeitura de Araucária em julho de 2016. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Araucária)

O prefeito de Araucária, Rui Alves Souza (PTC), foi preso na manhã desta terça-feira (20) em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A operação, batizada de Fim de Feira, investiga o prefeito e outros servidores municipais por crimes de concussão e lavagem de dinheiro, em associação criminosa (exigência de dinheiro para liberar valores de contratos com a prefeitura e, até mesmo, para firmar contrato).

Além de Rui Alves, foi preso temporariamente o ex-secretário de Fazenda do Município (que deixou o cargo no começo do mês).

Ainda como parte da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, inclusive na residência do prefeito e em gabinetes da prefeitura, num total de 11 locais.

Rui Alves assumiu o cargo em julho deste ano após o então prefeito Olizandro Ferreira (PMDB) renunciar por motivos de saúde. Na eleição de outubro, ele concorreu ao posto, mas não foi eleito.

Prefeitura

A prefeitura de Araucária se pronunciou e confirmou sobre a prisão de Rui Alves. A secretaria de comunicação, porém, disse que ainda não sabe o motivo da operação do Gaeco no município.

“Nesse momento estamos sem o chefe do executivo e com todos os recursos da prefeitura bloqueados por uma outra ação na 2ª Vara da Justiça Pública. Temos cinco mil servidores aguardando o restante do 13 salário. Nosso foco agora é o desbloqueio dos valores para repasse aos servidores. Foi entrado com uma ação para liberação desse valor, mas a prefeitura está aguardando uma posição do Tribunal de Justiça”, disse Pedro Rodrigues Neto, secretário de comunicação da cidade.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.