• Carregando...

Os governadores dos estados menores planejam uma reunião para discutir a repartição dos royalties do petróleo e a regulamentação da Emenda 29, que deve financiar a saúde pública. O governador do Piauí, Wilson Martins, já manteve contato com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; do Ceará, Cid Gomes; e o governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, todos do PSB.

Wilson Martins disse que os governadores estão trocando experiências e projetos para facilitar a solução de problemas comuns em diversas áreas. "Estamos nos ajudando mutuamente e combatendo problemas comuns. Os estados menores e mais necessitados estavam discutindo o pré-sal e a divisão dos royalties. Para isso, vamos mobilizar as bancadas no Congresso Nacional para dividir melhor os recursos", assinalou.

Como exemplo, ele citou o financiamento da saúde pública. "O DEM e o PSDB acabaram com a CPMF, que era um imposto pago pelos ricos, por quem ganha mais dinheiro e que viabilizava a saúde. Queremos fazer um trabalho conjunto para regulamentar a Emenda 29, para melhorar a gestão de saúde na União, nos Estados e nos municípios", explicou.

O senador Renato Casagrande, governador eleito do Espírito Santo afirmou, ao chegar em Teresina para apoiar a candidatura do governador Wilson Martins, que os estados vão trabalhar juntos. "Estamos aprendendo a trabalhar em conjunto como governadores e como partido político. Nossa intenção é resolver os assuntos que interessam aos Estados. São muitos temas conjuntos", disse.

Segundo ele, os estados têm modelos que podem ser compartilhados e devem buscar aproveitar as experiências entre si. "Os Estados menores têm que se unir e se agregar para discutir conjuntamente os problemas e para conquistar com mais facilidade recursos junto ao governo federal", afirmou Casagrande.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]