• Carregando...

Líderes governistas na Câmara decidiram nesta terça-feira (9) tentar uma última cartada antes da votação sobre os royalties do petróleo marcada para esta quarta-feira (10). Um grupo de quatro parlamentares vai tentar construir uma proposta que evite a aprovação da emenda de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) que divide os recursos mesmo fora do pré-sal de acordo com os critérios dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM).

O grupo que vai tentar o acordo de última hora é formado pelos lideres do PT, Fernando Ferro (PE), do PTB, Jovair Arantes (GO), do PP, João Pizollati (SC), e do PR, Sandro Mabel (GO). Segundo Ferro, a chamada "emenda Ibsen" não deve ser aprovada como está porque fere contratos como os firmados pela União, estados e municípios produtores de petróleo.

"Vamos buscar até amanhã uma alternativa que atenue a emenda Ibsen e distensione a situação na Casa. Os líderes da base vão fechar a proposta e levar depois a prefeitos e governadores envolvidos na questão", contou Ferro.

Entre as possibilidades a serem discutidas pelo grupo está ceder parte dos recursos da União para os estados e municípios não produtores, refazer toda a distribuição excluindo o critério de fundos de participação proposto na emenda ou fazer com que a alteração só tenha validade para contratos futuros.

Autor da emenda, Ibsen Pinheiro manifestou contrariedade com a proposta de última hora. Ele já avisou que não irá retirar sua emenda. "Não vou ser eu quem vai sugerir mudar minha própria emenda. Ela será mantida".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]