• Carregando...

Depois que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rompeu com o governo, o Palácio do Planalto aposta na reaproximação com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para tentar equilibrar a correlação de forças no Congresso. Apesar de ter imposto sucessivas derrotas à presidente Dilma Rousseff no primeiro semestre, Renan está aberto ao diálogo, afirmam pessoas próximas a ele.

Na Câmara, o governo busca reconstruir a relação com antigos aliados, que romperam na campanha de 2014, como o PSB, e apela para a oposição “responsável”, pedindo que ela se afaste de Cunha, após a acusação de cobrança de propina em contratos da Petrobras. O peemedebista nega a acusação.

Quanto aos partidos da base aliada, o Planalto tenta trazer para a linha de frente deputados federais que não tenham alinhamento automático com o presidente da Câmara e que possam influenciar dentro da Casa a favor do governo.

No Planalto, a avaliação é que Renan não vai radicalizar como Cunha, apesar de ter se comportado como oposição no primeiro semestre. Essa análise é corroborada por aliados do presidente do Senado.

“(Renan) está em outra linha, não na do Eduardo Cunha. Ele não vai para o rompimento, quer ajudar “, disse pessoa próxima ao senador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]