• Carregando...
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara | Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara| Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Por 17 votos a 3, o pedido de convocação do ministro peemedebista Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, foi rejeitado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O requerimento de autoria do deputado Jorge Solla (PT- BA) pedia a convocação dele com base na acusação do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de que Geddel o pressionou para liberar uma licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em prédio em área tombada na capital baiana no qual o ministro tem um apartamento. Para Jorge Solla, Geddel tem que se explicar sobre tráfico de influência em decisão.

Deputados da base aliada compareceram em peso à comissão para defender Geddel e rejeitar a convocação. O próprio líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), foi pessoalmente à comissão e criticou o requerimento apresentado e defendido por deputados do PT. Moura, que não integra a comissão, afirmou que o PT não tem legitimidade para convocar o ministro, disse que as conversas entre Geddel e Calero foram informais e a posição que prevaleceu foi a de Calero, por isso não há como se caracterizar crime de tráfico de influência.

De Brasília: coordenador da bancada do Paraná ajuda Geddel a escapar de convocação

Leia o post completo

“Qual foi o crime cometido por Geddel que não consigo enxergar? Qual a necessidade de mudar o ministro? O PT trocou 86 ministros, muitos deles envolvidos em corrupção. É responsável pelo maior escândalo de corrupção do país? Acusar o Geddel? O que vamos falar então do Dirceu, do Palocci, do Edinho Silva ? Geddel tem nossa confiança e respeito”, disse Moura.

Antes de Moura, outros deputados aliados defenderam o ministro. “Neste momento tem que prevalecer o bom senso. Se um ministro não puder ligar para um colega para tirar dúvidas, ficaremos reféns na política. Geddel já se explicou, não houve crime. Temos coisas mais importantes para serem feitas , vamos virar essa página”, afirmou Cacá Leão (PP-BA).

Autor do requerimento, Solla reagiu. “Se alguém quer assaltar uma casa é pego com a boca na botija é crime também, mesmo que o crime não se consume. Não deixa de ser crime quando o agente público pressiona outro para mudar procedimento. Ele tentou pressionar para mudar p parecer em busca de favores pessoais”.

A comissão também rejeitou, em votação simbólica, o requerimento que convidava o ex-ministro Marcelo Calero para dar explicações sobre o episódio. “Estão blindando o ministro. Não entendo o comportamento da base aliada de não querer que essa comissão exerça seu papel de fiscalização”, criticou a deputada Érika Kokay (PT-DF).

Sessão tem bate-boca

Houve bate boca entre os deputados, o mais forte entre os deputados Wladimir Costa (SD-PA) e o deputado Paulão (PT-AL). Wladimir Costa disse que os deputados petistas não tinham nem moral, nem legitimidade para criticar Geddel e o governo Michel Temer porque o PT fez um governo corrupto. E que a bancada do PT parecia sofrer de “Geddelfobia” e a adotava um discurso de ódio.

“Quem é o PT para vir cobrar moralidade, ética. O PT nada mais é do que uma grande organização criminosa. Quem quer falar com vocês é o juiz Sérgio Moro. Lave a boca para falar (...) Seus imundos, irresponsáveis, desqualificados, despreparados”, gritou Costa.

O deputado Paulão reagiu, criticou o tom desrespeitoso da fala de Wladimir, comparando com as falas anteriores de outros deputados da base aliada e disse que Wladimir Costa já tinha sido preso. “Isso é um bandido!”

Wladimir Costa retrucou, baixando ainda mais o nível das falas “Preso foi tua mãe, seu vagabundo! Só se foi a prostituta da tua mulher !”

O presidente da comissão, Léo de Brito (PT-AC), pediu que os colegas parassem com o bate-boca.

Confira como votaram os deputados

Os 17 deputados que votaram contra a convocação de Geddel Vieira Lima na Comissão de Fiscalização e Controle foram: Darcísio Perondi (PMDB-RS), Valtenir Pereira (PMDB-MS), Hugo Motta (PMDB-PB), Cacá Leão (PP-BA), Efraim Filho (DEM-PB), Aníbel Gomes (PMDB-CE), Nilton Capixaba (PTB-RO), Toninho Wandscheer (Pros-PR), Wladimir Costa (SD-PA), Luiz Cláudio (PR-RO), Wellington Roberto (PR-PB), Lindomar Garçon (PRB-RO), Marcos Reategui (PSD-AP), Izalci Lucas (PSDB-DF), Vanderlei Marcis (PSDB-SP), Alberto Filho (PMDB-MA) e Uldurico Junior (PV-BA).

Os três deputados que foram a favor da convocação são todos do PT: Adelmo Leão (MG), Jorge Solla (BA) e Paulão (AL).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]