• Carregando...
A loja virtual: segundo a Celepar, produtos foram adaptados de 900 serviços já utilizados | Reprodução
A loja virtual: segundo a Celepar, produtos foram adaptados de 900 serviços já utilizados| Foto: Reprodução

Em solenidade ontem à tarde no Palácio Iguaçu, o governo estadual lançou uma loja virtual com soluções em tecnologia da informação (TI) para as administrações municipais. Ao todo, 19 produtos, alguns gratuitos, outros com preços abaixo do praticado pelo mercado estão disponíveis para as prefeituras. Cerca de 30 prefeitos de várias regiões do estado foram convidados para conhecer a proposta.

O presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, responsável pelo desenvolvimento dos aplicativos, em parceria com a Secretaria Especial Para Assuntos Estratégicos (SAE), disse que os 19 produtos ofertados foram adaptados à realidade dos municípios a partir de 900 serviços tecnológicos já utilizados pela administração estadual. "Queremos induzir o uso da tecnologia (de informação) pelos municípios", afirmou. De acordo com Leite, essa é a primeira versão da loja, mas novos produtos devem ser ofertados a partir da demanda das prefeituras.

A secretária para Assuntos Estratégicos, Clecy Amadori, ressaltou que a decisão de lançar a loja de aplicativos, a exemplo do que ocorre com grandes companhias do mercado tecnológico, se deveu às demandas apresentadas pelos municípios à secretaria. Ela lembra que muitas prefeituras já utilizam serviços semelhantes contratados no mercado privado, mas os menores municípios são os que têm mais dificuldade no setor. A expectativa é de que, usando as novas ferramentas e liberando pessoal para outras atividades, os serviços municipais sejam mais eficientes para o cidadão.

O prefeito de Paranavaí, no Noroeste do estado, Rogério Lorenzetti (PMDB), se interessou por quatro serviços: Plano Plurianual, Ouvidoria, Manutenção de Veículos e Gestão Documental. O município já utiliza o serviço de gestão de multas de trânsito, também desenvolvido pela Celepar. "A gestão pública é muito travada, tem muita burocracia", disse. "Tudo o que agiliza, organiza a gestão pública traz benefícios para o cidadão", complementou. Lorenzetti vai discutir com a equipe de assessores quais serviços deve contratar.

Presente

No lançamento do site, ao falar sobre transparência, o governador Beto Richa criticou o ex-governador Roberto Requião: "Eu não sonego informação. Vocês se lembram que (em anos anteriores) nem a imprensa conseguia os números (da segurança pública)". O portal da transparência é outro serviço que está disponível para os prefeitos. De acordo com o governo, na atual gestão já foram investidos R$ 2 bilhões em TI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]