• Carregando...

Avaliação de Dilma no Paraná é positiva para 45% dos eleitores

A avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) no Paraná foi citada como ótima ou boa por 45% dos entrevistados – mesmo índice da aprovação do governo de Beto Richa. Consideram o governo de Dilma regular 37% dos eleitores no estado. As indicações de ruim ou péssimo ficaram com 9% e 8%, respectivamente.

Os eleitores paranaenses apontaram as áreas de Geração de Empregos e Habitação como as melhores do Governo Federal, com 24% de preferência cada uma delas, seguidas de Combate à Fome/Miséria, com 22% das considerações.

Saúde aparece em 1º lugar quando o assunto é área com pior desempenho, com 47% das indicações. Em seguida, aparece Segurança Pública/ Violência (40%), e Combate à Corrupção (28%).

Avaliação positiva do governo Dilma sobe de 37% a 43% no país

A pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira apontou que a avaliação positiva da presidente Dilma Rousseff subiu de 37% para 43% em relação ao último levantamento, feito em setembro. No mesmo período, a sondagem registrou uma queda de 39% para 35% dos entrevistados que consideram o governo regular e o porcentual dos que o avaliam como ruim ou péssimo oscilou dentro da margem de erro, de 22% para 20%.

Leia mais

A avaliação do Governo do Paraná, na administração de Beto Richa (PSDB), é considerada ótima ou boa por 45% dos eleitores entrevistados no estado, aponta uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope. O índice coloca a administração do estado como o 7º mais bem avaliada entre os 27 incluídos no levantamento. No ranking dos três primeiros lugares aparecem os governos do Amazonas, de Omar Aziz (PSD) com 74%; de Pernambuco, de Eduardo Campos (PSB) com 58%; e do Acre, de Tião Viana (PT) com 55%.

Ainda sobre a avaliação do governo, 39% dos entrevistados o consideraram como regular, 9% como ruim, e 5% como péssima. Não souberam ou não responderam ficou em 2%. Em julho deste ano, análise similar mostrava que a popularidade do governo Richa estava em 41% - quatro pontos percentuais a menos comparado com os dados da pesquisa atual. A variação aconteceu dentro da margem de erro, que é de quatro pontos porcentuais. Na pesquisa anterior, Richa chegou a ficar como o segundo governador mais bem colocado pelo levantamento. Mas, na época o Ibope só ouviu entrevistados em 11 estados.

Na pesquisa divulgada nesta sexta, o levantamento apontou ainda que 54% dos entrevistados aprovam a maneira pessoal de como Richa administra o estado. O governador passa confiança para 42% dos eleitores. Ou seja, a avaliação pessoal de Richa é melhor do que a avaliação do governo dele, segundo os dados do Ibope.

Para o cientista social e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Lindomar Wessler Boneti, o índice de avaliação do governo de Beto Richa pode ser considerado, de maneira geral, bom. No entanto, ele ressalta que o indicador sozinho não é suficiente para apontar possíveis desdobramentos no cenário político das eleições do próximo ano.

"A gente não tem ideia da configuração política que vai ser construída a parti de então, dos acordos que serão formados, de quem vai aparecer para concorrer. Por isso, parece-me um pouco cedo para avaliar esse indicador para as eleições", disse.

Avaliação por área

Entre as áreas do Paraná apontadas como pior administradas, a saúde aparece em 1º lugar, com 43% das repostas. Segurança Pública aparece na segunda posição, com 42%, seguido de Desenvolvimento/ Crescimento do estado, com 35% de desaprovação.

Por outro lado, entre as áreas consideradas mais bem conduzidas pelo peessedebista estão Agricultura, com 20% de aprovação, e Energia Elétrica, Geração de Empregos e Habitação/ Moradia, todos com 18%.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada de 23 de novembro a 2 de dezembro deste ano. No Paraná, foram realizadas 602 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro máxima estimada – para o estado do Paraná – é de 4 pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]