• Carregando...
Greca: internado no Marcelino Champagnat. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Greca: internado no Marcelino Champagnat.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), foi internado nesta segunda-feira (2) por volta das 14h no Hospital Marcelino Champagnat, no Cristo Rei. O diagnóstico é de que ele tem tromboembolismo (coágulo) pulmonar. Segundo o hospital, o quadro do prefeito é estável e ele inclusive faz despachos administrativos de dentro do quarto hospitalar. “O risco de qualquer evento mais sério é baixo”, disse o médico José Eduardo Marquesini, que atendeu Greca. O prefeito teve nesta segunda pela manhã seu primeiro dia de trabalho na prefeitura, depois de tomar posse no domingo.

Do hospital, prefeito manda recado para curitibanos; ouça

Greca vai ficar num quarto de observação, com monitoramento médico constante. A equipe médica que atende o prefeito negou que ele tenha sido internado na UTI, como chegou a ser anunciado pela assessoria da prefeitura.

Obesidade é uma das causas da tromboembolia, segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia a matéria completa

Segundo o médico José Eduardo Marquesini, Greca vai permanecer em observação por pelo menos 24 horas. Nesta terça-feira (3), ele será reavaliado e, dependendo do estado de saúde, pode ser liberado. Marquesini informou que, mesmo assim, a orientação é que Greca fique em repouso pelos próximos dias.

A expectativa é que Greca volte a despachar na prefeitura até a próxima segunda (9). O médico afirmou que o problema não impossibilitará Greca de exercer suas funções. A assessoria da prefeitura inclusive informou que o prefeito não irá se licenciar enquanto estiver internado e que trabalha de dentro do quarto. Ele chegou a nomear alguns secretários municipais de dentro do hospital.

Falta de ar

Marquesini: embolia não tem qualquer relação com o mal-estar que Greca teve no sábado.Hugo Harada/Gazeta do Povo.

O médico Marquesini disse que Greca chegou ao hospital reclamando de falta de ar. Ele então foi submetido a um exame de tórax que confirmou o tromboembolismo. Segundo o médico, esse tipo de problema é causado por um coágulo que se forma nas pernas e acaba parando nas artérias do pulmão – o que causa a falta de ar. Marquesini disse que coágulos se formam geralmente quando a pessoa fica muito tempo numa mesma posição (em pé, por exemplo)– o médico especulou que isso pode ter ocorrido com Greca durante a campanha eleitoral. O tratamento é feito por meio de anticoagulantes.

O médico também afirmou que a embolia não tem qualquer relação com o peso de Greca – ainda assim, Marquesini disse que irá recomendar uma dieta ao prefeito. Segundo o médico, o prefeito não é hipertenso tampouco diabético. O médico também afirmou que o quadro de embolia não tem qualquer relação com o mal-estar que o prefeito havia tido no sábado (31) – quando Greca também havia sido internado no Marcelino Champagnat.

Emoção

Greca, de 60 anos, também havia passado mal no sábado, um dia antes da posse, igualmente por falta de ar. Marquesini, que também atendeu o prefeito nesse dia, disse que na ocasião o quadro havia sido de ansiedade em função da expectativa da posse. Depois de exames cardiológicos terem apresentado resultados normais, o prefeito foi liberado. Inicialmente, havia a suspeita de um infarto – o que foi descartado.

“Eu me emocionei assim que vi o cenário da posse e fiquei com falta de ar. Para desespero dos adversários, estou bem”, declarou Greca no sábado, após ser liberado pelos médicos. No domingo, durante a cerimônia de posse, o prefeito voltou a falar de sua saúde e disse que estava bem. E chegou a fazer piada: disse que seu coração estava tão bom que foi até tirar foto dele no hospital.

Apesar disso, o cerimonial parecia preocupado em evitar que Greca se desgastasse. Na Câmara, ele não entrou no plenário pela escadaria principal, mas sim pela garagem – acesso que tem menos degraus. No Memorial de Curitiba, o prefeito também evitou as escadas e, quando foi possível, usou o elevador.

Nesta segunda (2) pela manhã, primeiro dia de trabalho, Greca participou de uma solenidade na sua chegada à sede da prefeitura. Participou da cerimônia de hasteamento da bandeira, cumprimentou pessoas que estavam no local e concedeu entrevista à imprensa. Novamente, assegurou que estava bem de saúde: “Houve um quadro de emoção, apareceu uma enzima no exame de sangue que pode ser sinalizadora de um infarto mascarado. Mas, como você vê, estou vivo, não infartei e passo bem”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]