• Carregando...
Solenidade no Memorial: “O veneno será amargo no começo, mas depois dará a Curitiba o bem que a cidade merece”, disse Greca. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Solenidade no Memorial: “O veneno será amargo no começo, mas depois dará a Curitiba o bem que a cidade merece”, disse Greca.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Ao ser empossado ontem prefeito de Curitiba, Rafael Greca prometeu reduzir em 40% o número de cargos comissionados e funções gratificadas no Executivo Municipal. O prefeito pediu a compreensão dos partidos aliados em relação à medida de austeridade, mas afirmou que ela é necessária para o equilíbrio das contas municipais.

“O veneno será amargo no começo, mas depois dará a Curitiba o bem que a cidade merece”, afirmou. Greca não detalhou onde serão feitos esses cortes e nem quando a redução será implementada, mas criticou o uso desses cargos. “A prefeitura está abusivamente inchada e partidária e só servindo ao interesse do poder, mas não ao interesse do povo”, afirmou.

Atualmente, a prefeitura de Curitiba tem 631 cargos em comissão, incluindo os secretários municipais. Os cargos ocupados equivalem a 1,3% do total de servidores concursados do município. Segundo dados da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Curitiba tem cerca de 33 mil servidores efetivos ativos.

Transição

Na posse, o prefeito também voltou a queixar-se da transição e afirmou que ainda não tem dados pormenorizados sobre a real situação financeira do município. Ele prometeu apresentar esse diagnóstico em 10 de janeiro.

Em seu discurso de cerca de 15 minutos, o prefeito demonstrou otimismo e prometeu visitar as unidades de saúde da cidade durante a madrugada e as escolas municipais no período letivo. “Vamos às escolas ver se as professoras fazem mesmo a tal hora atividade”, disse.

Conforme havia anunciado, Greca e seus secretários foram à posse em um ônibus elétrico híbrido, que, segundo ele, simboliza o compromisso de melhorar o transporte público com uma frota moderna e menos poluente. Ao comentar o assunto, ele provocou o ex-prefeito Gustavo Fruet. “É um ônibus feito aqui, que pode nos dar um novo padrão. Para isso temos que revogar as ações que proíbem a renovação da frota que levaram a gestão Fruet a esse vexame do biarticulado parar na ladeira do Parolin.”

Saúde em dia

Greca ainda comentou sobre seu estado de saúde, já que no sábado (31), precisou fazer exames em um hospital para investigar um mal-estar que vinha sentindo. “Fui tirar retrato do coração e parece que nele cabe Curitiba inteira por muito tempo, está ótimo”, afirmou.

Já na segunda parte da cerimônia de posse, que foi realizada no Memorial de Curitiba, Greca assinou o termo de transição do cargo, que havia sido firmado uma hora antes pelo agora ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, na sede da prefeitura. No evento Greca ainda assinou seu primeiro decreto da gestão: a posse de Luiz Fernando Jamur como secretário de Governo do município. Na sequência foram formalizadas todas as outras nomeações dos secretários anunciados por ­Rafael Greca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]