• Carregando...
Rafael Greca (PMN) | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo
Rafael Greca (PMN)| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

O prefeito eleito Rafael Greca (PMN) anunciou que quando assumir a prefeitura de Curitiba vai criar o cargo de “zelador municipal”. A ideia do futuro prefeito é que o “zelador” e sua equipe tenham a atribuição de andar pela cidade detectando problemas de manutenção urbana e cobrando ações dos órgãos responsáveis.

“Trata-se de um serviço público essencial depois de quatro anos de flagrante e escandaloso abandono da cidade. Bueiros entupidos, calçadas encardidas, obstáculos aos transeuntes, buracos nas ruas e nos passeios, drenos e bueiros sem tampas, verdadeiras armadilhas para quem caminha”, justifica Greca. “Até parece que a cidade não tem um código de posturas urbanas desde 1953”, complementa.

Ainda segundo Greca, o “zelador” terá também a função de observar postes implantados nas guias para pessoas com deficiência visual, acúmulos de postes nas esquinas que impedem o trânsito de pessoas com deficiência e de pedestres, o excesso de fiação que desaba sobre transeuntes, entre outros.

O futuro prefeito ainda não anunciou o nome do escolhido, mas adiantou que é um dos mais “chatos” e exigentes membros de sua rede de contatos virtuais, que seguidamente cobra melhorias e intervenções nos equipamentos públicos.

“Será um esquadrão de servidores de confiança, ligados ao gabinete do prefeito, como um batalhão de guardiões da cidade. Pelo menos dois por regional, sob o comando de um experiente esmiuçador de defeitos”, diz o prefeito eleito.

Experiência de São Paulo

Desde 2009, o centro histórico de São Paulo conta com uma equipe de 18 zeladores profissionais. Eles têm a função de registrar as inconformidades encontradas e enviar esses levantamentos aos órgãos públicos responsáveis. Ao contrário da proposta curitibana, o projeto paulistano é confinado a uma pequena área da cidade e não é financiado pelo poder público, mas por meio de patrocínios e colaborações de comerciantes engajados no projeto Aliança pelo Centro Histórico de São Paulo.

Além de fiscalizar o espaço público, os zeladores paulistanos também participam de reuniões com a comunidade local. Segundo a Associação Viva o Centro, “o sistema de zeladoria permanente tem a finalidade de melhorar as condições urbanas do lugar, contemplando segurança, promoção social e qualidade ambiental e garantindo mais qualidade de vida para as pessoas que vivem, trabalham ou frequentam o Centro”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]