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O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) lança neste domingo (5) a campanha do Voto Consciente e dá a largada oficial à cobertura das eleições 2012. O objetivo principal é motivar o eleitor a se informar para que possa votar com responsabilidade. A campanha conta com a participação de todos os veículos do grupo e tem duas frentes de atuação - editorial e publicitária. Os conteúdos disponibilizados no site do Voto Consciente pretendem contribuir para que as pessoas se envolvam com a política e percebam a importância que ela desempenha na vida de cada um. Em uma época em que a descrença sobre o meio político atinge patamares elevados, ganha importância a conscientização de que cada um tem sua parcela de responsabilidade na escolha dos próximos governantes.

A Gazeta do Povo prepara uma cobertura especial na internet, no jornal impresso e nas plataformas digitais. A página na internet trará dados sobre os candidatos, informações úteis aos eleitores, matérias sobre o andamento da campanha nas principais cidades do Paraná e séries especiais de reportagem.

"O foco das duas frentes da campanha é o mesmo: contribuir para que o eleitor escolha de forma crítica seus candidatos. Acreditamos na transformação de uma sociedade por meio do voto", afirma a diretora de Jornalismo da Gazeta do Povo, Maria Sandra Teixeira Gonçalves.

O Candibook - Portal dos Candidatos é um dos destaques do site do Voto Consciente. Nele há informações sobre sete candidatos à prefeitura de Curitiba e sobre aproximadamente 520 concorrentes ao cargo de vereador.

Campanha publicitária

As peças publicitárias da campanha pretendem provocar a sociedade a pensar sobre as consequências da escolha que cada eleitor fará nas urnas. Serão três fases. A primeira segue até 1º. de setembro. O tema abordado será a corrupção.

A segunda fase segue até a última semana setembro e abordará o que pode melhorar na sociedade paranaense com a prática do voto realmente consciente. A última fase terá cunho informativo e vai de 23 de setembro até o fim das eleições. "O GRPCom é o maior grupo de comunicação do Paraná e como tal tem o dever e a responsabilidade de alertar a sociedade sobre as consquências do voto e também sobre a importância de se informar antes de tomar essa decisão", afirma a diretora de Comunicação e Relacionamento do GRPCom, Milena Seabra.

A população poderá acompanhar as peças publicitários em anúncios nos jornais, na internet e nas redes sociais, em spots nas rádios do GRPCom e vídeos ao longo da programação da RPCTV.

Histórico

A campanha do Voto Consciente foi criada em 2010, meses antes da eleição para o governo do Paraná. Vivia-se o momento das denúncias sobre as irregularidades na Assembleia Legislativa feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV. Sendo assim, era preciso criar mais um canal para se pensar sobre a consciência do voto.

Passados dois anos, o GRPCom retoma a campanha do Voto Consciente e pretende mobilizar a sociedade para o debate político.

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