• Carregando...
Belinati e Barbosa Neto: apoio contra um inimigo comum – Luiz Carlos Hauly | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Belinati e Barbosa Neto: apoio contra um inimigo comum – Luiz Carlos Hauly| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

A pouco menos de uma semana para a votação que definirá o próximo prefeito de Londrina, a campanha esquenta, principalmente na propaganda eleitoral gratuita. De um lado está o ex-prefeito por três vezes Antonio Belinati (PP), que foi o vencedor do primeiro turno com pouco mais de 98 mil votos (36%). Do outro, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) – que obteve quase 64 mil votos, 23% do total de válidos –, que tenta pela quarta vez a eleição à prefeitura londrinense.

No programa que foi ao ar ontem à noite na tevê e no rádio, Hauly usou metade dos dez minutos para destilar críticas a Belinati, veiculando imagens das duas prisões do ex-prefeito e da sessão na Câmara de Londrina que definiu a cassação do concorrente em 2000. Foram mostrados ainda trechos de jornais, revistas e telejornais da época que abordavam o suposto envolvimento de Belinati em um esquema que teria desviado cerca de R$ 100 milhões dos cofres públicos de Londrina. Em determinado momento, foram veiculadas imagens dos ex-prefeitos de São Paulo Celso Pitta e Paulo Maluf, associando-as à figura de Belinati.

Essa foi a primeira vez que Hauly dirigiu acusações diretas ao candidato do PP. Até então, as peças sempre falavam de forma indireta e implícita – como por exemplo uma em que o senador Alvaro Dias dizia ao fundo que quando se rouba, está se tirando dos pobres, enquanto a imagem mostrava fatias de pão sendo retiradas, restando apenas migalhas – ou ressaltavam o fato de ele ser o "candidato ficha-limpa" do segundo turno.

A possibilidade de ataque chegou a ser afastada por Hauly, na semana passada, quando ele declarou que estava apenas "lembrando o eleitorado londrinense sobre o passado de seu oponente". Ontem , no entanto, afirmou que apenas seguiu a tendência apontada por Belinati. "Foi ele quem começou o processo, forçando uma situação", alegou, referindo-se ao fato do ex-prefeito veicular uma propaganda em que mostra o apoio recebido por Hauly do atual prefeito, Nedson Micheleti (PT) – cujo mandato é avaliado ruim ou péssimo por mais de 80% da população londrinense –, afirmando que o petista já escolheu um candidato para continuar sua administração. "A agressividade de Belinati é em função de sua iminente derrota, ele sabe que vai perder e está apelando."

Na retaguarda

O ex-prefeito defende-se, dizendo que faz o tipo paz e amor. Do mesmo modo que declarou na última semana, Belinati afirmou que "para cada pedra jogada, devolverá um buquê de flores", e que diz ter a consciência de que o londrinense não suporta ataques pessoais. "Eu creio que o Hauly, sendo um deputado federal de conceito na Câmara, não vá, pessoalmente, partir para o ataque. Até porque ele sabe que a população de Londrina abomina esse tipo de baixaria", argumentou.

Apesar de não rebater de forma direta os ataque, Belinati se coloca na posição de atacado, implicitamente como vítima de uma situação. Nos programas de ontem, ele exibiu um depoimento de Maria Tereza, mãe de Barbosa Neto – candidato do PDT, terceiro colocado no primeiro turno, que declarou na manhã de ontem seu apoio ao ex-prefeito (veja matéria ao lado) –, em que ela contava sobre o seu sofrimento ao ver, no primeiro turno, todos os ataques dirigidos a seu filho e que, agora que ele estava fora da disputa pela prefeitura da cidade, e a próxima vítima seria o "senhor Belinati".

"Ela não cita, em momento algum, nome de candidatos, fala apenas que seu filho foi atacado. Essa foi a opinião dela, ela é quem diz que eu serei a próxima vítima, é uma opinião dela", rebate o candidato do PP, negando que esteja se colocando no papel de vítima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]