• Carregando...
José Dirceu (PT) | Elza Fiuza/Arquivo/ABr
José Dirceu (PT)| Foto: Elza Fiuza/Arquivo/ABr
  • Valdir Rossoni, deputado do PSDB e presidente da Assembleia do Paraná

O Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) começou a fiscalizar o cumprimento da Lei da Transparência para municípios com até 50 mil habitantes. A última terça-feira era o prazo-limite estipulado pela lei para que esses municípios passem a divulgar as contas na internet em tempo real. A medida já valia para cidades com mais de 50 mil habitantes.

Municípios que não cumprirem a determinação poderão ficar sem certidão liberatória – documento emitido pelo TC que habilita os prefeitos a conseguirem recursos voluntários dos governos federal ou estadual, como os convênios. Sem essa certidão, que tem validade de 60 dias, o município fica "ingovernável", segundo o titular da Diretoria de Contas Municipais do TC, Akichide Walter Ogasawara.

Dirceu na ativa

Nas viagens que vem realizando pelo país para apresentar sua defesa e protestar contra suas condenações no processo do mensalão, o petista José Dirceu (foto 1) articula alianças e costura, em reuniões reservadas, os palanques estaduais do PT para as eleições de 2014. As conversas ocorrem com conhecimento de Rui Falcão, presidente do partido, e também do ex-presidente Lula, com quem Dirceu manteve encontros antes e depois das viagens. O último balanço das ações de bastidores foi passado a Lula em reunião na semana passada.

Ex-amigo

Nos encontros regionais, José Dirceu diz respeitar uma eventual candidatura de Eduardo Campos, mas nos bastidores critica e busca minar o PSB internamente, em nome da continuidade da coligação histórica do partido com o PT nos estados. Em seu blog, Dirceu já trata Campos como ex-aliado. Há um mês publica, inclusive, notícias negativas do governador pernambucano, com menções ao aumento dos gastos com a publicidade oficial em Pernambuco em 2012 e leituras críticas de entrevistas de Campos.

Denúncia 1

O doleiro Jader Kalid Antonio foi denunciado pelo crime de evasão de divisas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Minas. Ele é acusado de ter auxiliado o operador do mensalão, Marcos Valério, a enviar dinheiro para uma conta no exterior. O dinheiro foi usado para custear parte do pagamento dos serviços prestados pelo publicitário Duda Mendonça na campanha eleitoral do PT em 2002.

Denúncia 2

Segundo a denúncia, Kalid teria enviado a quantia de US$ 131.838,00 para a conta da offshore Dusseldorf Company, no Bank Boston International, em Miami. Essa empresa pertencia a Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.

Sepultamento

A prefeitura de Curitiba abriu licitação para a contratação de empresa apta a realizar o sepultamento de 240 indigentes nos cemitérios do Santa Cândida, Parque São Pedro e Boqueirão.

Prioridade

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) trata como prioridade o esclarecimento da morte do ex-presidente João Goulart. Se a investigação não for concluída em um ano e meio, prazo em que a comissão encerra seus trabalhos, já se fala na possibilidade de criar uma comissão exclusiva para tratar do assunto.

* * * * *

Pinga-fogo

"Acho que é culpa do FHC. Pibinho, culpa do FHC."

Valdir Rossoni (foto 2), deputado do PSDB e presidente da Assembleia do Paraná, em sua conta no Twitter, ironizando o PIB obtido pelo governo de Dilma Rousseff.

Colaborarou: Guilherme Voitch

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]