• Carregando...
Dilma abriu pela Bahia um tour de visitas pelo Nordeste. | Manu Dias/ GOVBA
Dilma abriu pela Bahia um tour de visitas pelo Nordeste.| Foto: Manu Dias/ GOVBA

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) afirmou na manhã desta sexta-feira (17) em Lauro de Freitas, cidade da Grande Salvador, que o processo de impeachment é uma tentativa de desmontar as ações de seu governo e interromper as investigações da Operação Lava Jato.

“As razões de impeachment estão ficando cada vez mais claras para a população. É desmontar o governo que construímos ao longo dos últimos 13 anos (...) É querer diminuir o controle sobre todos os processos que leva à Lava Jato. É tentar negociar uma forma de interromper investigações”, afirmou.

As declarações foram dadas durante uma visita ao Centro Pan-americano de Judô, inaugurado há dois anos para preparação de atletas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. No local, Dilma foi recebida por militantes petistas que gritavam “volta, querida”.

A presidente afastada chamou o processo de impeachment de “fraudulento e golpista”, afirmando que não cometeu crime de responsabilidade. “Esse processo de impeachment é, sobretudo, um golpe que fica cada dia mais claro. Cada vez que passa o tempo, o julgamento será o julgamento que o povo brasileiro vai fazer. E esse julgamento deixa claro que esse é um processo que tem muito pouca base do que eles chamam de pedaladas fiscais”, disse.

Quase metade dos brasileiros diz que Temer não terminará o mandato

Leia a matéria completa

Dilma voltou a criticar as ações do governo interino e acusou a atual gestão de querer “acabar com programas sociais”, reduzir os investimentos em saúde e educação e “entregar o patrimônio” do país com a mudança no modelo de exploração dos campos de petróleo do pré-sal.

Questionada sobre as novas delações, Dilma afirmou ser a favor das investigações, mas disse que não concorda com vazamentos seletivos e com o uso da investigação de forma parcial “para atingir esse ou aquele”. “Os excessos não são corretos. E fato de ter excessos tem que ser corrigido, as não pode alegar que com isso você não investigue”, disso.

Ao ser perguntada sobre o pedido de demissão do ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, que também ocupou a mesma pasta na sua gestão, Dilma preferiu não comentar.

Tour nordestino

Após visitar o Centro Pan-Americano de Judô, Dilma embarcou em um voo fretado pelo PT para Recife. Os eventos fazem parte de uma série de viagens da presidente afastada por capitais do Nordeste, principal reduto eleitoral do PT.

Dilma tem usado os atos para replicar o discurso de que o governo interino de Michel Temer é “ilegítimo” e “quer impor retrocessos à população”.

Na quinta-feira (16), Dilma participou na Bahia de um ato político e de uma cerimônia de entrega do título de cidadã baiana. Na quarta (15), a petista esteve em João Pessoa, onde participou de uma audiência pública no Centro Cultural José Lins do Rego, onde comparou o governo Temer a oligarquias da República Velha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]