• Carregando...

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, internado na tarde de domingo no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com febre e pneumonia leve, passou bem a noite e realiza novos exames nesta segunda-feira.

Segundo o infectologista David Uip, Lula não teve febre durante a noite. Os exames devem apontar qual a origem da pneumonia (por vírus ou bactérias) para que a equipe médica defina o tratamento para combater a doença. No domingo, David Uip havia dito que a pneumonia era previsível, consequência da queda da imunidade após o tratamento radioterápico. Lula tenta se recuperar do câncer de laringe.

Um novo boletim deve ser divulgado nesta segunda-feira. Lula continuará em tratamento pelos próximos dias, segundo o hospital. Ainda não há previsão de alta.

A equipe médica que trata o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e David Uip.

A última sessão de radioterapia foi realizada em 17 de fevereiro. Sofrendo os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer na laringe, ele ficou internado no Sírio-Libanês. Devido à radioterapia, ele começou a sentir dores na garganta, mais rouquidão e dificuldade para deglutir.

Foi internado com sinais de fadiga e tosse. Ficou doze horas sem conseguir beber água nem se alimentar. Os médicos detectaram uma inflamação na mucosa da laringe e Lula foi medicado, hidratado e recebeu suporte nutricional por soro. Também ampliou o tratamento de fono e fisioterapia.

Provavelmente no fim do mês de março, os médicos devem realizar os exames de avaliação do tratamento, como laringoscopia e um teste de imagem, o PET-Scan, que detecta se há presença de células de câncer no organismo.

O câncer de Lula foi diagnosticado em outubro passado. Como tratamento, ele fez três sessões de quimioterapia, seguidas de 33 sessões de radioterapia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]