• Carregando...
Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Odair Cunha (PT-MG), presidente e relator da CPMI | Lia de Paula/Ag. Senado
Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Odair Cunha (PT-MG), presidente e relator da CPMI| Foto: Lia de Paula/Ag. Senado

As investigações no Con­gresso Nacional sobre as denúncias envolvendo o esquema do empresário de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com parlamentares e governadores, além de autoridades públicas, serão intensificadas nesta semana.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do caso Cachoeira, composta por 15 senadores e 15 deputados, ouvirá delegados e procuradores, que trabalharam nas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal.

Os depoimentos começam amanhã com o delegado da Polícia Federal Alexandre Marques de Souza, responsável pelas investigações que culminaram com a prisão de Cachoeira. Ainda não foi decidido se as reuniões serão secretas, o que deve ser definido antes do início dos depoimentos.

Na quinta-feira a CPI vai ouvir o delegado da Polícia Federal Matheus Mella Rodrigues e os procuradores da República Daniel de Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela investigação da operação Monte Carlo.

As atenções estarão voltadas para o dia 15, quando ocorrerá o depoimento de Cachoeira. O empresário está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A expectativa em torno do depoimento é grande, pois desde sua prisão várias informações relacionadas a ele e sua rede de contatos vieram à tona, mas Cachoeira não se manifestou. Os contatos de Cachoeira envolvem empresários, políticos e autoridades em vários níveis de governo.

Deflagradas em fevereiro, as investigações do esquema apreenderam 22 veículos, dinheiro, armas e joias com integrantes da organização que explorava máquinas caça-níqueis e jogos de azar. Vinte e oito pessoas foram presas.

Nesta quinta-feira haverá uma reunião da CPMI, na qual será definido se serão chamados os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; de Goiás, Marconi Perillo, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho. Todos foram mencionados direta ou indiretamente em investigações relativas às ações de Cachoeira.

Sete pessoas apontadas como integrantes do esquema serão ouvidas pela comissão até 24 de maio. No dia 29, será a vez de Cláudio Abreu, ex-diretor da Construtora Delta no Centro-Oeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]