• Carregando...

A maior surpresa da eleição de ontem na região metropolitana de Curitiba foi a vitória de Ivan Rodrigues, do PTB, em São José dos Pinhais – a cidade mais populosa do entorno da capital e sétima maior do estado. Pesquisas de opinião apontavam uma disputa apertada entre o atual prefeito, Leopoldo Meyer, do PSDB, e Sandro Setim, do DEM, filho do deputado federal e ex-prefeito da cidade Luiz Carlos Setim (também DEM).

Rodrigues surpreendeu e venceu com 39% dos votos, contra 36% de Meyer – uma diferença de 2.708 votos. "A população compreendeu nosso lema, que dizia ‘mudar é preciso’. Tinha convicção de que ganharíamos e essa vitória foi uma reação da sociedade à administração atual. Agora, vamos atender esse apelo", disse ele ontem, após a vitória.

Dos 18 prefeitos que buscavam a reeleição na região de Curitiba, a metade conseguiu permanecer no cargo. Entre eles está o prefeito da segunda maior cidade da região, Colombo. José Antônio Camargo, do PSC, derrotou a ex-prefeita Beti Pavin, do PMDB, por 57% a 42% dos votos.

Partido do governador Roberto Requião, o PMDB perdeu quatro prefeituras na região metropolitana, mas continua sendo de longe a legenda mais forte da região, continuando à frente de dez municípios. Em 2004, nas últimas eleições municipais, o PMDB havia conquistado 14 das 25 cidades da região.

Na divisão de municípios, o PP ficou com três prefeituras da região. Três outros partidos – PT, PDT e PPS – conquistaram duas cidades cada um. O PSDB, que na capital reelegeu com facilidade o prefeito Beto Richa, não conseguiu estender para os municípios ao redor de Curitiba o mesmo sucesso. Ape-nas em Fazenda Rio Grande, onde elegeu Chico Santos, o partido saiu vitorioso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]