• Carregando...

O vice-presidente da República, José Alencar, foi submetido a um cateterismo na manhã deste domingo (11) e passa bem, segundo sua assessoria de imprensa.

O exame foi feito para confirmar a suspeita dos médicos de isquemia cardíaca. A equipe médica ainda não se pronunciou sobre o procedimento. Um boletim médico deve ser divulgado ainda neste domingo.

Alencar está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na quarta-feira (7) com um quadro de hipertensão.

Em entrevista ao G1 na última sexta (9), o vice-presidente contou que sua pressão chegou à marca de 18 por 10, mas, após a medicação, estava "ótima", em 13 por 7.

O cateterismo ao qual Alencar foi submetido serve para verificar se há obstrução das artérias coronárias. Esse exame é feito por meio da introdução de um cateter que libera um contraste. Com o contraste, é feita uma espécie de raio-x em tempo real, o que pode revelar se há algum tipo de obstrução.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), que acompanhou o procedimento, disse que o vice-presidente está "ótimo", mas que terá que ficar imobilizado por algumas horas devido ao exame. Tuma disse que os médicos afirmaram que em três ou quatro dias o vice-presidente poderá voltar ao trabalho.

"Temos um bom relacionamento, tenho uma admiração profunda pelo vice-presidente, dela disposição para o trabalho. (...) Ele está bem. Até pediu para a Dona Mariza (esposa de Alencar), que quando sair quer comer um leitão a pururuca", disse Tuma sorrindo. O senador contou que os médicos colocaram em Alencar um "stent" - espécie de aparelho para alargar a veia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitaria Alencar no sábado, mas mudou de ideia porque teria conversado por telefone com o vice-presidente. De acordo com a Presidência, há previsão de que Lula visite o vice-presidente neste domingo, mas o horário não foi confirmado.

Lula, que estava na África, disse que resolveu antecipar sua volta ao Brasil – a previsão inicial era de que ele assistisse à final da Copa, neste domingo – para acompanhar a situação dos estados afetados pela chuva no Nordeste e a recuperação do vice-presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]