• Carregando...

O juiz federal Murilo Mendes, de Sinop (MT), extinguiu a ação de improbidade contra os empresários Luiz Antonio Vedoin e Darci José Vedoin, donos da Planan no caso que ficou conhecido como a Máfia das Ambulâncias e também Sanguessugas. A extinção correu sem o julgamento do mérito. Eles responderão apenas por crime de responsabilidade.

"Como os agentes políticos já respondem por crimes de responsabilidade, sujeitá-los às penalidades da ação por ato de improbidade significaria a possibilidade de puni-los duas vezes pela mesma conduta", disse o juiz. O esquema montado pela Planan servidores públicos e políticos (deputados e prefeitos) teria fraudado licitações que teriam provocado um rombo de R$ 110 milhões, entre 2001 e 2006.

O esquema envolvia o direcionamento de emendas parlamentares. Foram indiciadas 71 pessoas e 141 prefeitos e ex-prefeitos do estado. Entre 2000 e 2004, a empresa comercializou 891 ambulâncias. Destas, mais de 70% foram negociadas até o final de 2002. A Polícia Federal (PF) prendeu 46 pessoas na operação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]