• Carregando...
Presidente do Supremo estava insatisfeito com atuação do juiz Ademar de Vasconcelos | Felipe Sampaio / STF
Presidente do Supremo estava insatisfeito com atuação do juiz Ademar de Vasconcelos| Foto: Felipe Sampaio / STF

Alta

Genuino deixa hospital e aguarda em casa decisão do STF sobre prisão

Agência Estado

Depois de três dias no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, onde ficou internado após passar mal na penitenciária da Papuda, o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) recebeu alta ontem e foi cumprir prisão domiciliar na casa de uma de suas filhas, em Brasília.

Genoino, condenado no processo do mensalão, deixou o hospital por volta das 6h30, acompanhado por sua esposa, Rioco. Quando deu entrada no hospital, na quinta-feira, havia a suspeita de que o congressista tivesse sofrido um enfarte, possibilidade descartada por exames do instituto. O boletim médico afirma que o deputado "apresentou melhora nos níveis de pressão arterial e dos parâmetros de coagulação sanguínea".

O deputado permanecerá em prisão domiciliar até que saiam as conclusões da junta médica que o examinou no sábado, a pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. A avaliação servirá de base para que o ministro decida se Genoino poderá cumprir pena na penitenciária ou se terá atendido seu pleito pela prisão domiciliar. Na espera pela conclusão da avaliação, Genoino não poderá conceder entrevista.

A execução das penas do processo do mensalão mudou de mãos. O juiz titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Ademar de Vasconcelos, foi trocado pelo juiz substituto Bruno André Silva Ribeiro no comando da execução das penas. A mudança atende a pressão feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que estava insatisfeito com o comportamento de Vasconcelos.

Uma das primeiras decisões de Bruno Ribeiro foi estabelecer regras para que o ex-presidente do PT José Genoino pudesse cumprir prisão domiciliar a partir deste domingo após deixar o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, onde foi submetido a perícia médica. Genoino permanecerá em prisão domiciliar até que o ministro Joaquim Barbosa analise o resultado da perícia sobre o estado de saúde do ex-deputado. Uma junta médica examinou no sábado o ex-presidente do PT, mas não divulgou suas conclusões. Genoino teve alta na manhã de ontem (leia mais ao lado).

Barbosa não escondeu a insatisfação com Ademar Vasconcelos desde o início. O presidente do STF atribuiu ao juiz do DF a responsabilidade pela demora na concessão de prisão domiciliar a Genoino. De acordo com a assessoria do STF, Ademar de Vasconcelos teria dito que o estado de saúde do ex-deputado era bom. Horas depois, Genoino sentiu-se mal e foi transferido para o hospital.

A presidência do STF reclamou também de Genoino ter dado entrevista à revista Isto É, publicada no último sábado. Um dos assessores de Joaquim Barbosa disse, ironicamente, que em breve Ademar de Vasconcelos permitiria uma entrevista coletiva dentro do presídio da Papuda.

Bruno Ribeiro, filho do ex-deputado distrital do PSDB Raimundo Ribeiro, é considerado pelo STF como "mais sério" e mais rígido. No passado, por exemplo, Ribeiro negou pedidos de entrevista do contraventor Carlos Cachoeira quando este esteve preso por suas relações com o jogo ilegal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]