• Carregando...

Tenho visto muitos escritórios de advocacia, em todo o Brasil, enfrentando o desafio da profissionalização da estrutura organizacional sob o olhar do planejamento, da gestão estratégica e do mar­keting jurídico, sem ferir, é claro, o provimento 94/2000 do Código de Ética da OAB. A necessidade da inovação na advocacia, mudando a cultura de antigos modelos de escritórios para organizações jurídicas profissionais, é evidente, e isso está sendo necessário independentemente do tamanho da estrutura.

Um fator relevante e que está em pauta no dia a dia das sociedades é como aproveitar as oportunidades das novas plataformas digitais para as bancas jurídicas atenderem com mais qualidade, terem um relacionamento diferenciado com seus públicos e também se posicionarem como uma marca moderna. É inevitável a inovação, tratar a advocacia com mais profissionalismo e visão empreendedora. Portanto o marketing jurídico digital também traz inúmeras estratégias e oportunidades que podem ser usadas no relacionamento dos advogados. Conheça alguma delas:

Websites – é a sede virtual do escritório. Hoje muito mais gente visita sua sede digital do que a física. Portanto deve ser tratada como tal, tendo um bom layout e uma ótima navegação, tornando-se uma ferramenta de relacionamento e divulgação da sua marca. Além disso, deve ser criado visando ao melhor posicionamento possível nos mecanismos de busca, para isso é preciso usar tecnologia de última geração, criando um site p­­ré-otimizado, com urls amigáveis, permitindo que o Google encontre o seu site mais rapidamente e faça a indexação de todo o conteúdo e palavraschave de cada página do site.

Websites com tecnologia responsive – o Responsive Web Design permite que as informações do site sejam apresentadas de uma forma adaptável e automática em: smart­phones, tablets e desktop. Ou seja, todo o site desenvolvido com o sistema reponsive sempre será a melhor opção de navegação para dispositivos móveis, sem perder suas características, facilitando a navegação e a visualização do usuário.

Aplicativo mobile – o aplicativo mobile permite de maneira simples e assertiva colocar à disposição do usuário um conteúdo interativo e exclusivo, em uma plataforma destinada especialmente a smartphones e tablets. A estruturação das páginas proporciona uma navegação intuitiva, otimizando a experiência do usuário. Os escritórios poderiam disponibilizar informações para melhor atender o cliente, como novidades dos casos, decisões e relatórios.

Redes sociais – têm o objetivo de gerar relacionamento, interação e distribuição de conteú­do relevante usando a própria rede de contatos.

Marketing de busca – SEO (Search Engine Optimization), otimização de sites, é um conjunto de estratégias para fazer um site aparecer bem posicionado nos resultados de busca e otimizar seu tráfego de forma espontânea.

Gestão de conteúdo – conteúdo diário e relevante para o público é essencial para manter viva a presença na internet e trazer seguidores. Os canais mais usados são redes sociais, site do escritório e newsletters eletrônicas, sempre integrando as plataformas digitais. Essa gestão permite que os escritórios disponibilizem conteúdo atual e personalizado aos seus diversos públicos, além de indexar melhor as suas páginas nos sites de buscas.

Newsletter eletrônica – é uma comunicação regular e periódica realizada via e-mail, enviada para os clientes atuais, parceiros, entidades e potenciais clientes, oferecendo conteúdo relevante sobre assuntos específicos e também informações sobre as diversas áreas do Direito. Tem como objetivo gerar relacionamento e criar vínculos com o leitor, trazendo mais credibilidade à marca.

SMS – são lembretes que o escritório pode enviar para seus clientes para dizer que há novidades no site ou no aplicativo mobile. A ferramenta possibilita o contato direto e imediato com o público, otimizando a integração entre as plataformas web.

Relatórios – os relatórios mensais são essenciais para monitorar as estatísticas, identificar os pontos fortes e o que deve ser melhorado nas ações digitais.

Ciclo estratégico de marketing digital – a utilização de todas essas ferramentas e estratégias devem ser implantadas na ordem correta.

Isso tudo é o marketing jurídico digital, sua atuação estratégica por meio do relacionamento digital. Portanto, mar­keting não é só propaganda. Os resultados e o retorno para a marca serão proporcionais ao nível de conteúdo, posicionamento e relacionamento empregado. Discuta esse assunto com seus sócios, advogados e colaboradores. Trate isso como mais uma tarefa importante da profissão. Gestão e marketing são essenciais para a sustentabilidade de qualquer escritório.

Alexandre de Souza Teixeira, empresário, é especialista em marketing jurídico e professor de MBA. E-mail: alexandre@incompanypr.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]