• Carregando...

Neste domingo a OAB realiza, a partir das 13 horas, o XV Exame de Ordem, com término programado para as 18 horas, horário de Brasília. Em Curitiba o local da prova será a PUCPPR (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho).

E o caderno Justiça & Direito, em parceria com o Curso Luiz Carlos, vai corrigir a prova e divulgar vídeos com o gabarito extraoficial e os comentários dos professores do curso. Acesse o link neste domingo após as 18 h e confira.

Antes de fazer a prova, confira algumas dicas (no texto abaixo) elaboradas pelo diretor-presidente do Curso Luiz Carlos, Henrique Arns, que podem ajudá-lo a conseguir a tão sonhada carteirinha vermelha de advogado.

Nesta fase, os examinandos responderão a 80 questões objetivas. Para passar para a próxima, que acontece em janeiro, é necessário acertar 40 delas. Na segunda fase, o candidato terá de atingir nota 6, sendo o máximo 10, em quatro questões e uma peça processual de um ramo do direito escolhido por ele na data da inscrição no exame.

Atenção

Ficar nervoso neste momento é normal, mas conferir a opinião e dicas de quem tem experiência pode fazer a diferença para a aprovação. Veja a série de sugestões feitas pelo diretor-presidente do Curso Luiz Carlos, Henrique Arns:

Antes da prova

Mantenha-se tranquilo, relaxe. Nesta prova você deve acertar metade das questões, ou seja, apenas 40.

Para acertar 40 questões você deve tratar cada uma delas como sendo a questão da sua aprovação. Não negligencie nenhuma questão. Trate todas com a devida seriedade que a tua aprovação exige.

Durante a prova

Ao receber o caderno de questões confira se ele está completo, com as 80 questões.

Toda prova objetiva tem questões fáceis, médias e difíceis. As fáceis são aquelas em que você não tem dúvidas e resolve de imediato; as médias são aquelas em que há dúvida em duas ou três alternativas; e as difíceis são aquelas que, quando você vê, quer "sumir", pois não sabe nem por onde começar.

Inicie a prova pelas fáceis. Ao se deparar com uma média, aponte uma "bolinha" nas possíveis alternativas e siga em frente. Encontrando uma questão difícil, pule, pois nesta etapa você está resolvendo as fáceis.

Após resolver todas as questões fáceis, volte ao início e resolva as questões médias.

Finalizadas as questões médias, você pode sair da sala, lavar a face, respirar fundo e voltar para resolver as questões difíceis. Não raro, elas serão resolvidas no "chute" mesmo. Mas, lembre, não negligencie nenhuma questão, pois nunca sabemos ao certo qual é a questão decisiva da sua aprovação.

Importante ressaltar que no início da prova você resolva as questões fáceis, em razão de estar mais descansado. Muitas vezes temos uma questão bem tranquila no final da prova, e nem dá tempo de chegar lá. Com isso perdemos uma questão que estaria garantida. Resolvendo as questões mais difíceis por último, você já está cansado mesmo, e provavelmente algumas delas serão objeto de "chute", ou você terá pouco tempo para refletir, então, melhor que isso aconteça com as questões mais difíceis.

Você deve guardar ao menos 30 minutos para passar as respostas ao gabarito. Leve isso a sério. Ainda que falte resolver algumas questões, pare e passe as questões já resolvidas para o gabarito. Isso evita "afobamentos" que resultam em erros. Lembre que, se você ainda tem questões a serem resolvidas, devem ser as difíceis, e, portanto, é bem provável que fosse "chutar" mesmo, então garanta as questões que você resolveu com mais certeza.

Lembro-me de um aluno que, no "afobamento", passou a questão 19 na 20 e por conta disso errou todas a partir daí. Portanto concentre-se ao preencher o gabarito.

Ainda no gabarito, preencha os números rasos. 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80. Desta forma, caso cometa algum equívoco, isso faz com que você localize o erro com mais facilidade e perca um número menor de questões.

Depois da prova

Sugiro que aguarde o tempo necessário para que possa levar o caderno de provas, e desta forma fazer a correção da prova pelo site da Gazeta do Povo.

Atente a possíveis questões de recursos, e fique atento aos prazos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]