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O Instituto Paraná Pesquisas fez um levantamento sobre o índice de satisfação dos paranaenses com os serviços notariais e registrais. Em uma avaliação de 0 a 10, a nota de satisfação geral com estas instituições foi 9,2. Para confiança e credibilidade, a avaliação atingiu a nota 9,1. Em comparação na satisfação com outras instituições, os cartórios lideram com 8,2, à frente de igrejas (8,1) e Correios (7,9).

Em média, os entrevistados utilizam os serviços dos cartórios 13 vezes por ano. Dos itens de satisfação com o serviço, o melhor avaliado foi o de atendentes, com nota 9,3. E o que teve a avaliação mais baixa foi o preço, com 7,4.

Entre os pontos que precisam de melhoria, 85,1% das pessoas disseram que os serviços que podem ser oferecidos pela internet precisam ser melhor divulgados.

Para o coordenador do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os altos índices de qualidade no atendimento chamam atenção. Ele também explica a metodologia: “as pessoas ouvidas pela pesquisa tinham acabado de ser atendidas por um cartório”.

Mais utilizados

Os serviços mais utilizados são abertura e reconhecimento de firma (27%), seguidos de autenticação de documentos (16,5%) e registro/atualização de matrícula de imóveis (15,4%)

Entre os serviços que poderiam ser oferecidos pelos cartórios, passaporte foi o mais citado, por 39,6% dos entrevistados. Em seguida, estão identidade (36,6%) e CPF (33%).

A pesquisa ouviu 1306 cidadãos entre os meses de julho e agosto deste ano e foi encomendada pela Anoreg-PR.

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